Se em uma prova de ciências alguém
afirma que “a terra é plana” e leva zero , ele não pode contestar a nota
alegando que o professor está cerceando o seu direito à “liberdade de ter uma
opinião”. Afirmar que “a terra é plana” não é uma opinião, e sim uma ignorância
em relação ao conhecimento adequado acerca da terra. Se alguém fala ou escreve
algo que discrimina uma pessoa ou uma minoria e é processado por isso, esse
alguém não pode dizer que o processo está limitando o seu direito à “liberdade
de ter uma opinião”, pois emitir um preconceito ou injúria não é ter uma
opinião, e sim mostrar-se um criminoso. O direito a ter e proferir livre opinião
é a base ética, política e jurídica da democracia. Mas há um aspecto desse
direito que nem sempre é esclarecido. O direito à liberdade de opinião é
universal quanto à forma e não quanto ao conteúdo, pois há conteúdos que alguém
diz ou escreve que não podem ser universalizáveis, já que se revelam erros,
preconceitos, intolerâncias ou mesmo crime.
Para Espinosa, por exemplo, pensar
não é apenas um direito formal à opinião : pensar também é o que expressamos no
conteúdo do que escrevemos ou falamos. Pensar é a união de uma forma com um
conteúdo, pensar é a união da linguagem com as ideias. As ideias são o conteúdo
daquele que pensa e age. O pensar é o antídoto para as ignorâncias, sobretudo
para aquelas que se mascaram de opinião.
O fascismo é uma ignorância que surge
no início como opinião, travestindo-se como direito à liberdade de opinião. O
perigo é quando os assim ignorantes tomam o poder do Estado, sobretudo se for
pelo voto. Pois o voto que os elegeu apenas na forma é voto, já que seu
conteúdo é o ódio à democracia e, mais profundamente, ódio ao pensar , ódio às
ideias. O fascismo se vale dos mecanismos formais da democracia , como a
eleição e o voto, para logo em seguida mostrar o que ele é em termos de
conteúdo: ódio à democracia, ausência de ideias. Essa falta de ideias quase
sempre se esconde atrás de apologia a armas e
ostentação de músculos-brucutus-marombados ( que às vezes nada mais são do que sintomas
de atrofia dos neurônios ,
fraqueza de caráter e até mesmo de recalcadas inseguranças... ).
O direito universal a ter e emitir
opinião é a base da democracia formal. Porém a democracia não é apenas uma
forma, ela é sobretudo um conteúdo . E é sempre o conteúdo
expresso nas condutas , incluindo as condutas verbais, que revela se a
conduta em questão potencializa a sociedade ou a põe sob risco.
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