terça-feira, 28 de outubro de 2014

o que é o comum?

O comum é aquilo que é igual tanto no todo quanto nas partes.É Espinosa que nos fornece essa definição.O comum não nasce da mera associação de indivíduos. Estes somente se associam mediante um contrato, contrato este que eles são obrigados a seguir, pois o descumprimento do mesmo pode acarretar alguma sanção ou prejuízo.  O pressuposto dos contratos é a primazia do indivíduo.
O comum não nasce de contratos ou receio de prejuízos.Quando nasce um comum, cada indivíduo se torna parte do comum que os agencia. Equivocadamente, sempre imaginamos o todo como um conjunto fechado.E dentro dele imaginamos seus componentes.O todo seria o continente e os componentes seriam o conteúdo.Imaginamos ainda que apenas os componentes estabelecem relações, e que o todo-conjunto sempre permaneceria o mesmo, independentemente das relações de seus componentes.Imaginamos até mesmo um conjunto vazio, sem componentes.Mas nada disso traduz o que Espinosa chama de comum.O comum não existe como um conjunto . O comum nasce das relações: ele é a própria relação.Os contornos de um comum vão até onde alcança o nosso poder de agir e de pensar.O conhecimento, por exemplo, é como uma gaiola que nos encerra em padrões imutáveis existindo em limites delimitados ou é algo que nos amplia?Ampliar-se pelo conhecimento não é aumentar o tamanho físico de nosso corpo, tampouco aumentar a extensão das coisas que podemos dizer nossas, como propriedades privadas; o conhecimento nos amplia pelas conexões que ele nos possibilita, tornando-nos  partes de infinitas coisas: parte da pólis, parte do planeta, parte da noosfera, parte do infinito, parte das descobertas que nós mesmos fazemos, enfim,parte do conhecimento mesmo que nos amplia.
A amizade nasce de um contrato? O amor se mantém por um contrato? E mesmo a justiça, ela é garantida apenas pelos contratos?Amizade, amor, justiça, conhecimento...são noções comuns. São várias as causas que fazem nascer o comum, mas a mais forte é a alegria.Ao contrário,muitas relações tristes somente se mantêm pelos contratos que as obriga.
 Para Espinosa, a alegria é um aumento do nosso poder de agir, do nosso poder de existir. Assim, o comum não nasce para nos limitar, tal como o contrato, mas para nos expandir.Há uma dimensão do afeto na instituição do comum. E destruir o comum é destruir parte de nós mesmos.O comum nasce do agencimento, não da associação ou união.
O comum não nasce no exterior dos indivíduos , assim como os contratos que dependem do Estado e de suas polícias; o comum nasce na imanência dos indivíduos, em seus desejos.
Segundo Espinosa, o todo é maior que a mera soma de suas partes. Assim, quanto mais afirmamos o comum, mais existimos nele, ele que sempre nos aumenta. Mas o comum não existe apenas nele ou nas partes, ele existe tanto nele quanto nas partes. Por exemplo, o conhecimento como o comum que liga professor e alunos não existe apenas nele mesmo, como um céu inatingível, tampouco existe apenas no professor; o conhecimento existe nele mesmo, no professor e também no aluno. O conhecimento não existe apenas naquele que ensina, ele existe também naquele que aprende; e mesmo aquele que ensina, enquanto parte do conhecimento, aprende também com o ensino enquanto todo que é mais do que ele. O comum não é um território com cercas delimitadas, ele é um  processo: nele há lugar para a invenção,invenção do conhecimento e de nós mesmos.
A amizade que une Pedro e Paulo não está apenas em Pedro ou em Paulo, está em ambos e mais na própria amizade enquanto ideia comum que os torna amigos.Pedro é parte de Paulo enquanto ambos são partes da amizade, pois o comum não existe sem partes.Um conjunto pode existir sem componentes, como conjunto vazio, mas não pode existir amizade sem amigos, amor sem amantes, ensino sem professor e aluno.
O amor que liga Pedro e Maria não está apenas em Pedro ou em Maria, mas está em ambos enquanto eles são partes, partes singulares,do amor que os agencia. Pedro não ama Maria por obrigação e nem mantém o laço por obrigação, a não ser que reduzamos o amor a um contrato, inclusive um contrato apenas moral.
Não se deve confundir indivíduo e singularidade.Por se oporem como átomos isolados, os indivíduos somente se unem mediante contratos que eles realizam por suas respectivas vontades.A primazia do indivíduo o faz existir como um todo à parte: onda sem mar,mão sem braço,nuvem sem céu, fruto sem árvore.Mas somente quando produz o comum que também o produz, o indivíduo devém singularidade, pois é somente como parte de um comum  que podemos nos singularizar.Singularizar-se não é enrijecer nossos contornos de acordo com uma identidade,mas descobrir que são as relações que nos constituem também intimamente.E toda relação que singulariza é composta de três, e não de dois. Ela é constituída por aqueles que se agenciam e mais o comum que dá sentido ao agenciamento.
Quando entre os indivíduos não existe um comum que os agencia, eles passarão a existir de tal forma que um quererá impor ao outro a sua maneira de ser, o que dará nascimento a esperança de reconhecimento por mero reconhecimento e medo de rejeição, o que acaba por fomentar ódios recíprocos, mantidos ocultamente ou explicitamente.
O comum não é o mero consenso nascido da semelhança da opinião de indivíduos.O comum é a criação de um terceiro indivíduo do qual me torno parte, não como indivíduo, mas como singularidade.Ou seja, produzimos o comum enquanto potencializamos nossa diferença.Pois potencializo minha diferença quando a faço parte, parte ativa, de uma diferença ainda maior.Somente as diferenças se agenciam : na e pela diferença.São as diferenças que nos assemelham, não a identidade.É uma ilusão profunda imaginar que existe uma ideia geral de amizade, uma ideia geral do amor, uma ideia geral do ensino, que passarão a ser impostas então como padrão ou modelo.O comum não é uma ideia geral.Assim, existem mil maneiras diferentes de se produzir a amizade, o amor, o conhecimento....Um museu produz uma ideia de conhecimento totalmente diferente da escola formal.Mas entre o museu e a escola existe ainda um comum: o conhecimento como ideia plural que cada um realiza de forma diferente.O comum não é paradigmático, ele é sintagmático.
O comum não é um mero efeito, ele é causa: a amizade nos torna amigos, o conhecimento nos torna agentes do conhecimento ( não só o professor é agente, o aluno também o é). O comum não o é apenas em relação a almas, ele também envolve os corpos. Nasce não apenas uma alma comum entre os amigos, nasce igualmente um corpo comum, corpo que não é apenas fisiológico ou orgânico, mas corpo afetivo, qualitativo e intensivo.É um corpo onde ambos se apoiam para agir.

O corpo tem por virtude a ação. Assim, um amigo é aquele que podemos reconhecer pelas ações, assim como se reconhece pelas ações um professor e um aluno, desde que também exista a educação como o comum que também liga suas almas. O comum não concerne apenas à alma ou ao corpo, mas aos dois. 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

manoel de barros: os nadifúndios




(trecho do livro)

Ao  contrário do latifúndio, que faz da improdutividade uma extensão sem fim ( extensão esta que é propriedade de uns poucos, ao preço de excluir muitos), o “nadifúndio” é a Terra dos que produzem , mesmo que excluídos, mesmo que explorados. Há latifúndios lingüísticos aos quais o poeta invade com seus nadifúndios.
O nadifúndio é a Terra dos que produzem bens e valores que não se podem vender ou comprar no mercado. 
Nos nadifúndios  se plantam “rizomas”. Ao contrário da árvore (que se fixa ao solo  e cresce verticalmente ) , o rizoma é uma raiz que troca a profundidade do solo pela sua superfície sem fronteiras.
O rizoma é uma raiz que faz do deslimite o seu chão. As plantas rizomáticas crescem horizontalmente: suas raízes espalham-se em todas as direções possíveis, e só visam a verticalidade se for por intermédio de um muro que se quer ultrapassar, transpor. Impossível determinar  o número de raízes que servem de apoio ao movimento  de uma planta rizomática, visto que  suas raízes são múltiplas, incontáveis : brotam e nascem conforme as exigências de expansão da planta . As formações rizomáticas não possuem centro. Os rizomas são plantas sem “existidura de limite”. O substantivo é a árvore da linguagem, ao passo que os verbos são seus rizomas. 
 O saber que apreende os nadifúndios  constitui uma  poética da  ignorãça
Não tive estudamento de tomos.

Só conheço as ciências que analfabetam.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

um passarinho chamado dener

Quando olhei para a janela de minha sala, vi pousado o passarinho que eu criava, e que há alguns anos libertei. Mas agora ele estava ali, livre. Era um canário todo branco. Um príncipe.Eu o ganhei preso em uma gaiola. Não aprecio gaiolas, tanto as que prendem passarinhos quanto as que aprisionam  almas.Porém, esse canário me fora dado de presente, e achei por bem não recusar.Com o tempo, apeguei-me a ele.Depois de anos de sua canora companhia, decidi soltá-lo próximo a árvores do amplo Aterro do Flamengo. Não queria que ele morresse preso.Assim, o libertei. Após alguma hesitação, o canário arriscou um voo. Não foi muito longe.Suas asas nunca tiveram tanto espaço para explorar.Dei-lhe as costas, embora eu não quisesse. Quando me voltei, segundos depois, ele já não estava mais lá. Creio tê-lo visto entre as folhas de uma amendoeira que não distava muito de onde o soltei.
Mas já faziam muitos anos que o soltei.E agora ali estava ele, parecendo que foi ontem que tudo aconteceu. Pelo jeito ele me perdoou, se é que ficou sentido comigo por obrigá-lo à liberdade.
Apanhei um pouco de comida e ofertei em minha própria mão.Sem medo, veio o canário pousar nela e comer os grãos.Eu estava muito feliz com seu imprevisto retorno.Por onde ele terá andado?Pensei comigo.Mas um canário vive tantos anos?Meditei.
De repente, ele abriu as asas e voou novamente ao parapeito. Somente quando ele posou reparei que na mesma janela já o esperavam dois pardais.Estes se mostravam ariscos, desconfiados.
Não sei ao certo se o canário assobiou ou disse em palavras, mas de alguma maneira ouvi ele dizer aos seus companheiros de rua e bando: “podem chegar perto dele, ele é amigo”.E os três olharam para mim.
Peguei mais comida e ofertei aos pardais. Mas nada de eles virem, ariscos que estavam.Então, coloquei o alimento sobre a mesa.Eles voaram para perto do alimento e dele comeram.Já olhavam para mim como que me reconhecendo.
De repente, eles viraram crianças.Eram três crianças na minha frente.O canário e um dos pardais se metamorfosearam em duas crianças que creio nunca ter visto antes.Mas um dos pardais era agora uma criança da qual me lembrava bem: era meu irmão Dener!Mas por que ele está assim criança? Pensei comigo. Este meu irmão já era adulto, já passando dos quarenta. Não importa: me inclinei para abraçá-lo.Porém, nada peguei, a não ser sua lembrança, pois me recordei que este meu irmão havia morrido há apenas alguns dias.Ele olhou para mim e percebeu que eu me dei conta de que aquilo era um sonho.Ele disse: “já vou indo...”, e  chamou os outros dois passarinhos-crianças para irem com ele.
Quando os três estavam perto da janela, perguntei: “mas vocês são capazes de voar assim, apenas como meninos e sem asas?”. “Podemos sim”, disse meu irmão para mim. Apontando para o menino-canário, meu irmão me falou: “Foi ele que nos ensinou”.

E assim os três se foram: enquanto eu despertava ,eles voavam atravessando o limiar da gaiola deste mundo.

sábado, 18 de outubro de 2014

CURSO: FILOSOFIA E LITERATURA

FILOSOFIA E LITERATURA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS


 
Imagem: A Girl Writing: The Pet Goldfinch by Henriette Browne, 1829-1901 (Museum of Childhood)

OBJETIVOS
Facultar a possibilidade de um diálogo entre filósofos e literatos, a partir de temas caros a esses novos interlocutores e extraídos de suas próprias obras. Tal propósito quer alcançar o colóquio entre esses universos aparentemente distanciados.

PÚBLICO-ALVO


Esse curso está elaborado para atender uma clientela interessada em aperfeiçoar-se ou em melhorar a sua qualificação profissional ao aguçar sua capacidade reflexiva e crítica.



- Profissionais graduados nas áreas do saber em geral;

- Profissionais graduados nas áreas de conhecimento e de saber afins;

- Alunos recém-graduados.




PRÉ-REQUISITO



Os cursos de pós-graduação lato sensu estão abertos a todos os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.



VAGAS



O curso será ministrado somente com um número mínimo de 30 alunos.



HORÁRIO DAS AULAS



Terças e quintas, das 9h às 12h30

1ª disciplina
2ª disciplina
das 8h15 às 10h40
das 10h50 às 12h30

PERÍODO


O curso tem duração de 1 ano (360 h/a), excluindo o período de elaboração da monografia.


MÓDULO FEVEREIRO / JULHO 2015

de 24 de fevereiro de 2015 a 21 de julho de 2015



MÓDULO AGOSTO/ DEZEMBRO 2015

de 4 de agosto de 2015 a 22 de dezembro de 2015




INÍCIO DAS AULAS DO PRÓXIMO MÓDULO

24 de fevereiro de 2015, terça-feira, às 8h15





DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE


Manoel de Barros, Deleuze & Guattari: uma didática da invenção
Espinosa e Bernard Malamud: liberdade e necessidade
Profº Drº Elton Luiz Leite de Souza

Leibniz e Borges: uma leitura transversal
Deleuze e Céline: tornar visível o invisível
Profa. Dra. Flavia Bruno, doutora em Filosofia


A odisseia da razão: Adorno e Horkheimer leitores de Homero
Ésquilo, Sófocles e Eurípedes na filosofia de Nietzsche
Prof. Dr. Vinícius Monteiro, doutor em Filosofia


Ilusões perdidas de Balzac a Marx
Admirável mundo novo de Huxley a Habermas
Prof. Ms. André Magnelli, mestre e doutorando em Sociologia


Ortega y Gasset e Miguel de Cervantes: romance e realidade
Chesterton e Tomás de Aquino: fé, filosofia e literatura
Prof. Dr. Joathas Bello, doutor em Filosofia


Para além da representação: Derrida e Artaud
Os fins do homem e o retorno da linguagem em Bataille e Foucault
Prof. Ms. Marcelo de Oliveira Lopes, mestre em Sociologia


Sartre e Camus: as ideias que deram fim a uma grande amizade
Machado de Assis e Schopenhauervida, um oscilar entre a dor e o tédio
Profa. Dra. Márcia do Amaral, doutora em Filosofia


Proust e Descartes: em busca do meditar perdido
Clarisse Lispector e Heidegger: sobre o dizível e o indizível existencial
Prof. Dr. André Campos, doutor em Filosofia




MONOGRAFIA


Para obter o Certificado de Especialização, o aluno do curso de pós-graduação lato sensu, após concluir as aulas presenciais, terá um prazo de seis meses para a conclusão do trabalho monográfico. Na aula de Metodologia da Pesquisa receberá um manual com orientações formais acerca do projeto e da monografia. A monografia que obtiver grau de excelência ficará disponível para consulta na biblioteca da Faculdade.




COORDENAÇÃO DO CURSO


Profª Drª Lucia Cavalcante Reis Arruda – Doutora em Filosofia 

E-mail da coordenação: lucia.arruda@faculdadesaobento.org.br




Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro
Rua D. Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2206-8310 e 2206-8281

terça-feira, 7 de outubro de 2014

a sabedoria que não vem em tomos




A palavra abriu o roupão para mim:
ela quer que eu a seja.

Manoel de Barros


O maior adivinho e sábio da Grécia foi Tirésias, o cego.O maior sábio da terra da sabedoria era, no entanto, um cego.  Ele assim ficou por ter visto o que nenhum homem pode ver, a não ser pagando um alto preço.Tirésias  viu Atena nua. Ele viu a deusa despida das vestes e das convenções, ele a viu de corpo nu e inteiro, sem os véus e tecidos que a disfarçam.
 Atena é a deusa da Sabedoria. Tirésias viu a Sabedoria nua, sem disfarces, sem obstáculos, sem  coberturas, sem maquiagens. Ele a viu enquanto ela se banhava, pois mesmo a Sabedoria necessita do fluxo para renovar-se,para limpar-se do que já é antigo e se acumula.Ele viu  a Sabedoria diretamente, sem ser por intermédio de livros ou relatos.
Sabe-se que Atena se paramentava toda e se adornava antes de ir à Academia, para ali ser vista  e adorada pelos doutos,que adoravam apenas o brilho e luxo dos panos que a cobriam, e com estes se satisfaziam,vez que ignoravam  que mais riqueza e beleza havia em seu corpo nu. Mas a deusa não se paramentava  por exigência ou gosto dela, mas pelos ritos dos homens acadêmicos.Todavia,  estes nunca a viram como Tirésias a viu: nua, sem fazer poses, sem artifícios.Ele a viu sem ser por intermédio de signos. E nunca a deusa viu tanto amor na fala e discursos dos doutos  quanto viu nos olhos de Tirésias , que a viu nua, sob a “luz natural” do seu corpo .
Então, ela o cegou enquanto ele a via.Mas não por ódio ou punição, tampouco para manter-se em segredo. Ela o cegou  para protegê-lo.Para protegê-lo de si mesmo e dos homens,incluindo os doutos.  Na verdade, ela lhe cegou os olhos do corpo para que sempre a visse os olhos do espírito, pois apenas para estes ela se permite aparecer nua, desde que neles também viva a paixão e o desejo .
Ele a viu a se banhar em uma fonte, em uma nascente. E esta foi a sabedoria que a deusa lhe concedeu: a de ver sempre nascer e renascer em si uma “visão  fontana”, uma visão que é fonte do que vê.E assim ele percebeu que quando a sabedoria se despe das teorias, é como poesia que ela se mostra.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

a língua das mariposas




Para brilhar e ter luz própria 
é preciso ter caos dentro de si.
Nietzsche

Segundo Espinosa, a pior fase da vida é a infância. Isso acontece não por algum problema intrínseco a essa fase. Na verdade, essa fase é difícil por que é nela que mais dependemos das coisas e seres que nos vêm de fora. Mais especificamente, essa fase é aquela na qual a criança mais depende da qualidade dos adultos que a cercam.Não é apenas fisicamente que a criança não pode fugir dos maus encontros , psiquicamente também ela está indefesa. 
"Criança"= "aquele que crê". O pior da infância é que, nela, somos pura crença, a crença no seu estado mais impoluto. É por isso que essa fase é a da inocência.O inocente é, sobretudo, aquele que crê.Enquanto na criança a inocência é sua condição vivente, no homem que se instrui , desenvolve sua inteligência e obtém poder a inocência é o estado mais difícil para  ele alcançar.Os homens da inteligência, como Descartes, consideram mais racional a dúvida.Os homens da inteligência não brincam, embora apreciem jogar, sobretudo xadrez.A inteligência converte tudo em jogo de xadrez, mesmo quando se trata de amar.O xadrez é o jogo símbolo da inteligência: solitariamente, entregue aos seus solilóquios de cálculo e artimanha, o homem da inteligência almeja derrotar o outro.Todos já devem ter notado isto:os que jogam xadrez ficam sérios, circunspectos, graves. Eles estão em guerra, em litígio, em competição.Ganhar é derrotar o outro.
"Crer" e "criar" provêm de um mesmo termo latino: "creare". Assim , criar é uma forma de crer. Ninguém mais do que a criança cria,inventa, pois ninguém mais do que ela crê. Para ela, não há realidade que não seja inventada, como para o poeta; "tudo o que não invento é falso".
Não se deve confundir inocência com ingenuidade. Os ingênuos creem em tolices. As tolices são as verdades do momento, como os aparelhos de último tipo que amanhã já serão sucata.Mas o que é verdadeiramente novo, diz o poeta, "nunca vira sucata".
O filme espanhol "A língua das mariposas" narra , entre outras coisas, a relação íntima entre o criar, o crer, a inocência e a educação.Em espanhol, "mariposa" é o termo correspondente a "borboleta". Por isso, o título mais adequado seria "A língua das borboletas".As borboletas, seres que voam, nasceram de seres que rastejam:"nas miudezas do chão foram encontradas as origens do voo"( Manoel de Barros). Nas borboletas, a língua é um fio, como o de Ariadne, que fica enrolado e imperceptível. Assim é, no homem, a sua sensibilidade: um fio que poderia libertá-lo dos labirintos que ele mesmo constroi e  nos quais muitas vezes se perde, quando não crê na potência da sensibilidade, na potência do inútil, do gratuito e da inocência.Entre perdoar um culpado ou crucificar um inocente a história nos mostra que poucos homens do poder e da inteligência escolheriam a primeira opção, pois lhes parece que ser alguém inocente é sempre uma presunção  filosófica, ao passo que ser alguém culpado é uma evidência pragmática. Todavia, e este é mais um caso em que Freud parece ter razão, tais homens na verdade medem os outros com sua própria régua.A inteligência cria os labirintos dos quais só a sensibilidade pode nos salvar. "Salvar" não como "salvação", mas como "salut", saúde.
Entretanto, a língua somente se desenrola na singularidade de um encontro: é diante do néctar que a língua da borboleta deixa de ser língua para se tornar meio de exploração e instrumento de afirmação de uma vida que ousou voar. Engana-se quem se fia na aparente fragilidade das borboletas: sabe-se que elas são capazes de viajar milhares de quilômetros atrás das flores que contém o melhor néctar, assim como o poeta , ao se desterritorializar, sem bússola e parapeito,  aprende a se alimentar do  néctar que produziu Homero, Hesíodo, Proust, Lima Barreto, Cartola...E mesmo "As flores do mal" têm seu néctar.O néctar é o sentido que une afeto e ideia, corpo e espírito.Borboletas e poetas não sobrevivem onde apenas se vê o nu e homogêneo cimento, embora seja neste que o objetivista crê erguer suas evidências.
É na singularidade do encontro, do bom encontro, que a sensibilidade se une ao pensar para dessa forma ampliar aquilo que somos e podemos ser, se coragem tivermos.