domingo, 25 de janeiro de 2015

uma consulta (gratuita) com o drº espinosa ( clínico geral)


Ninguém pode dizer: “Nunca mais vou ficar gripado em minha vida!”.Pois dizer isso seria como imaginar poder fazer desaparecer, com simples palavras, os vírus e seus transmissores. Além disso,  nosso corpo é uma parte do mundo : ele possui incontáveis portas e janelas por onde  infinitas coisas entram e, por isso, ele está sujeito a   ações de seres exteriores que existem independentemente da nossa vontade.
Porém, o que está ao meu alcance é agir de tal forma que a gripe, ou o vírus que a propaga, não conte com minha ajuda para que aquilo que me enfraquece se instale em mim.A única maneira de evitar a gripe é agindo, e não meramente falando ou imaginando. Quanto mais eu agir, e pensar, mais a gripe não me pegará. Agir por amor à saúde, e não por ódio ou medo da doença.Agir em favor da saúde do meu corpo também é agir em favor da saúde do corpo social, bem como de minha mente e da mente coletiva, social.
Além disso, o que chamamos de gripe é tão somente a busca do vírus pela sua própria saúde, isto é, por fortalecer sua existência. Se olharmos as coisas de uma perspectiva não pessoal, não existe doença, existe apenas saúde, vida.E se o vírus nos provoca a doença, não é por ódio ou raiva de nós, mas por amor ao modo de ser dele, modo de ser este que ele sempre afirmará com o máximo de potência que ele tiver .
Como afirmar então nosso amor à nossa maneira de ser? Compreendendo que nosso corpo faz encontros com outros corpos, e que alguns desses corpos podem destruir o nosso, não por ódio, mas por querer afirmar a si próprio. Então, devemos compreender como o vírus age, como é seu modo de ser, e disto apenas nos tornamos capazes  quando adquirimos amor pelo conhecer, pois é ele que nos faz compreender como vive o vírus. O conhecer é a saúde da alma. Ao contrário, se imaginarmos que o vírus age por ódio ou como um enviado do “demônio”, jamais compreenderemos como vencê-lo, já que nós mesmos não teremos amor ao conhecimento: teremos na alma apenas ódio ao vírus e ao próprio conhecimento que poderia nos libertar ( nos libertar não apenas da doença que o vírus traz, como também da própria doença da ignorância).
O que vale para a gripe também se aplica aos sentimentos. Ninguém pode dizer: “Jamais sentirei ciúmes, ódio ou inveja!”. Imaginar isso seria como crer que não temos corpo, e ignorar também que este sofre a ação de outros corpos .Pior: imaginar isso seria crer que tais sentimentos existem em nós porque somos fracos, irrecuperáveis...(o que faz a alegria da indústria farmacológica ,bem como enriquece pastores espertalhões...).
Esses sentimentos podem existir em nós pelas mesmas causas que fazem existir a doença na natureza. E uma dessas causas é nossa imaginação, já que a compreensão nos mostra que, de um ponto de vista maior, não existe doença, apenas saúde.Para vencermos a tirania daqueles sentimentos, somente compreendendo como eles nascem.
Então, assim como é impossível não ficarmos gripados, é igualmente impossível não termos aqueles sentimentos. Mas assim como podemos, pela ação, evitar ficarmos gripados, também podemos evitar termos ciúmes, inveja, etc ( não, claro, isolando-se, mas pensando os encontros que fazemos, a começar pelo encontro consigo mesmo). Antes de tudo, compreendendo que o ser que nos provoca tais tristezas não o faz sozinho: nós também somos, reativamente, causa, causa parcial, daqueles sentimentos que nos enfraquecem.

Assim como só existe a saúde, apenas existe o amor. O ódio é uma gripe que apenas conseguiremos vencer se agirmos de acordo com o amor. Mas a coisa certamente não é tão fácil, pois uma simples gripe pode crescer e matar, assim como o cotidiano ódio que supomos inofensivo.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

a didática do manoel

MANOEL DE BARROS:UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO
(artigo publicado na Revista Brasileiros, em parceria com Paulo Vasco)

A primeira vez que ouvi falar de Manoel de Barros foi em uma aula de filosofia ministrada por um professor pelo qual eu tinha uma imensa admiração, o filósofo Cláudio Ulpiano. Este citou um verso do poeta para ilustrar uma ideia da filosofia. Eu tinha pouco mais de 20 anos. Uma outra pessoa “desabriu em mim”. Nunca mais parei de comungar com seus versos, seus pensamentos, suas visões comungantes. Ele me terapeutou. Parte dessa “terapia” foi me curar de uma propensão acadêmica de pouco olhar para o Brasil. Ficamos com os olhos teóricos na França, na Alemanha...e não vemos o nosso quintal. O poeta me ensinou a “desaprender os saberes que vêm em tomos”.
 Dessa terapia verbal ousei escrever um livro sobre o poeta.  O próprio poeta foi meu primeiro leitor, pois enviei os rascunhos, as “formas em rascunhos”, para ele. Eu pedia sua autorização para publicação. Obtive o endereço do poeta com sua filha, a Martha Barros, em 2008.Ela me orientou a não telefonar para ele e muito menos escrever-lhe e-mails. Eu deveria escrever para o poeta à mão, pois assim ele veria, além da letra, o espírito. Fiz o recomendado. Enquanto não vinha a resposta do poeta, fiquei com o coração na mão. Um dia, recebi uma carta com letrinha miudinha, parecendo caminho de formiga. Com generosidade e atenção, ele autorizou a publicação do livro. “Voei fora da asa” de tanta alegria. No livro, foram com essas simples palavras que terminei a apresentação que fiz do querido e inestimável poeta:
 “Mais do que um poeta, Manoel de Barros é um pensador, um pensador brasileiro. Empregamos aqui ‘brasileiro’ no sentido mais genuíno e rico que esta palavra pode ter, pois ser brasileiro é ser, em essência, ‘mestiço’. Não nos referimos, claro, a uma mestiçagem baseada em cores de pele, mas na mistura singular de almas heterogêneas    que fazem nascer em uma única alma a capacidade de falar e sentir por muitas. Só a mestiçagem de almas pode dar nascimento   a um estilo ao mesmo tempo singular e plural, poético e filosófico, autóctone e estrangeiro.” (Manoel de Barros: a poética do deslimite, Rio de Janeiro, Editora 7letras/FAPERJ, 2010). 

link para texto completo:
http://brasileiros.com.br/2015/01/manoel-de-barros-uma-didatica-da-invencao/

versão impressa:






segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

manoel de barros e deleuze: rizomas




Usa-se a inteligência   para entender a não-inteligência [ o afeto, a  arte, a vida].
Só que depois o instrumento  -  o intelecto - por vício de jogo continua  a ser usado,
 e não  se pode colher as coisas de mãos limpas,
diretamente na fonte.
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo.



Na natureza  há dois tipos de raízes: as arborescentes e as rizomáticas. As primeiras possuem raízes fixas, ao passo que as segundas são constituídas por raízes que se movem, e que fazem da planta um autêntico  andarilho, um Andaleço de espaços lisos de itinerâncias.Filosofias ortodoxas sempre fizeram da árvore um modelo ideal de sistema : raízes fincadas em um solo fixo ( seja este solo a Razão ou Deus), um tronco rígido , a Física, ligando as raízes aos diversos galhos, que são as disciplinas  sustentadas dogmaticamente  pelo tronco.  Descartes,o racionalista, é o exemplo mais célebre de uma filosofia arborescente. Em Deleuze e Guattari, diferentemente, as formações rizomáticas inspiram uma pop’filosofiaMil Platôs). O rizoma é  constituído por  raízes formando uma multitudo, um espaço sem centro, uma anarquia coroada. O rizoma  não é uma semente, um fruto ou uma flor. Ele é uma raiz que brota de si como se fosse uma semente, ele  guarda em si sua continuidade à maneira de um fruto, ele desabrocha  para fora como só faz uma flor.Ele é sua própria semente, fruto e flor, sem deixar de ser raiz.Ele é plenamente raiz, e como tal o rizoma cresce. Enquanto no modelo arborescente as disciplinas são compartimentadas e segmentadas, o rizoma inspira uma produção de conhecimento trans e interdisciplinar.A essência do rizoma é se expandir:  expandir-se como raiz, sem para tal necessitar de semente, fruto ou flor.Os rizomas são plantas sem “existidura de limites” , como diz Manoel de Barros. São plantas de conectividade, agenciamento, encontros, afetos . Como em Manoel de Barros, os rizomas são as raízes crianceiras , são as raízes da invenção.