sexta-feira, 17 de agosto de 2018

os feiticeiros...


"Nós, os feiticeiros..." (Deleuze e Guattari)
               
A filosofia não nasceu na Grécia. Ela foi deixada lá ainda criança, tal como aqueles bebês deixados à porta de alguém. Inclusive, a tez da filosofia é mais escura e mestiça do que a branca pele grega. Há quem diga que seus pais eram Egípcios; outros afirmam que foram os Assírios que a conceberam; e há quem defenda ainda que os pais da filosofia foram os nômades povos do deserto que se guiavam pelas estrelas e desprezavam a propriedade privada. A porta em que a filosofia foi deixada para ser cuidada pertencia à casa de um homem digno chamado Tales. Ele a criou e a ensinou a ficar de pé.Com Heráclito Sofia aprendeu a brincar; com Nietzsche, a dançar; e  a fazer-se mais viva Sofia aprendeu com Espinosa, diante daqueles que a querem morta.

(Não se deve confundir feiticeiros com Caciques, pois a filosofia também tem seus Caciques, assim como a política.Os Caciques imaginam que ter poder é dominar, explorar, vencer, ser o primeiro, derrotar o rival. Os Caciques tendem à paranoia. Já os feiticeiros exercem a potência. Esta é o exercício de descobrir misturas entre seres heterogêneos. Por isso, os feiticeiros operam por alianças, contágios, mestiçagens. Os feiticeiros estão mais próximos dos Guerreiros do que dos Caciques, uma vez que todo feiticeiro é um Guerreiro do mundo espiritual.No mundo espiritual  os inimigos são os maus pensamentos, os sentimentos de ódio e tristeza, de tirania e escravidão.
Os Caciques moram no centro da taba, ao passo que os feiticeiros frequentam as zonas fronteiriças das aldeias, os limiares, tornando-se a ponte entre estas e a floresta imensa.Os Caciques exibem a cabeça dos animais mortos como troféus, já os feiticeiros aprendem os signos e as maneiras dos animais nos quais a vida moldou beleza,  força, altivez, independência ,coragem - e, não raro, os feiticeiros são aceitos como um deles, aprendendo seus cantos, suas camuflagens, suas velocidades e percepções.)
                                                                                                                                                                    
(16/08:no calendário ,dia do filósofo)   



Nenhum comentário: