Se em uma prova de ciências alguém
afirma que “a terra é plana” e leva zero , ele não pode contestar a nota
alegando que o professor está cerceando o seu direito à “liberdade de ter uma
opinião”. Afirmar que “a terra é plana” não é uma opinião, e sim uma ignorância
em relação ao conhecimento adequado acerca da terra. Se alguém fala ou escreve
algo que discrimina uma pessoa ou uma minoria e é processado por isso, esse
alguém não pode dizer que o processo está limitando o seu direito à “liberdade
de ter uma opinião”, pois emitir um preconceito ou injúria não é ter uma
opinião, e sim mostrar-se um criminoso. O direito a ter e proferir livre
opinião é a base ética, política e jurídica da democracia. Mas há um aspecto
desse direito que nem sempre é esclarecido. E esclarecer é prática pedagógica
que desfaz obscurantismos ( “es-clarecer” vem de “es-claro”: “tornar mais
claro”, ensina Espinosa ). O direito à liberdade de opinião é universal quanto
à forma e não quanto ao conteúdo, pois há conteúdos que alguém diz ou escreve
que não podem ser universalizáveis, já que se revelam erros, preconceitos,
intolerâncias ou mesmo crime.
O fascismo é uma ignorância que surge
no início como opinião, travestindo-se como direito à liberdade de opinião. O
perigo é quando os assim ignorantes tomam o poder do Estado, sobretudo se for
pelo voto. Pois o voto que os elegeu apenas na forma é voto, já que seu
conteúdo é o ódio à democracia e, mais profundamente, ódio ao pensar , ódio às
ideias, ódio à diferença. O fascismo se vale dos mecanismos formais da
democracia , como a eleição e o voto, para logo em seguida mostrar o que ele é
em termos de conteúdo: ódio às instituições
democráticas. O fascismo teme as ideias porque é delas que vem a força que lhe
resiste e denuncia . E a maneira que o fascismo tem de se defender não é
argumentando pautado em ideias, mas empregando a única força que ele conhece: a
força da ameaça, do amordaçamento, enfim, a força da polícia ( incluindo as
polícias do pensamento).
( o país ainda não vive uma ditadura
do ponto de vista da forma, porém o conteúdo autoritário já está instalado e só esperando o momento de
vestir também a forma, se não resistirmos coletivamente a isso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário