Este texto não tem natureza religiosa ou teológica, é
apenas “Análise do Discurso”. O uso de
uma ideia religiosa como slogan publicitário revela as contradições
aberrantes do discurso do “coiso”. Seu
slogan político-publicitário prega: “Deus acima de todos”. Porém, entre os cristãos, Deus tem outros
dois nomes: “Amor” e “Pessoa”. A ideia de “dignidade da pessoa humana”, base
dos Direitos Humanos que o “coiso” combate, é um valor da filosofia estoica
absorvido pelo cristianismo e depois
incorporado à Constituição como um Princípio . Se o Deus que o “coiso” prega é o cristão, seria possível então
substituir a expressão “Deus acima de
todos” por “o Amor acima de todos” ( embora o “Amor” possa soar falso quando é
só peça de publicidade, quando é apenas
propaganda... ). Mas basta ouvir o que prega
o “coiso” , e ver o que fazem seus seguidores , para se perceber que seu
“Deus” não atende por Amor ou Pessoa. Se não atende por esses dois
nomes, o que é então esse “Deus” tornado slogan político-publicitário? Alguém
que pregasse em nome daqueles dois nomes despertaria apoio de nazistas e da ku
klux klan?
Além disso, quando o “coiso” cita a
passagem bíblica ”Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, ele se
equivoca profundamente no sentido que dá à
ideia de “verdade” , opondo-a à
ideia de mentira ou falsidade . O
“coiso” parece ignorar, não por acaso,
que na mesma passagem bíblica a “Verdade” em questão é
“Verdade do Amor”: “Conhecereis o
Amor e o Amor vos libertará”. Libertar
do quê? Antes de tudo, do ódio . O oposto do Amor-Verdade cristão não é a mentira-falsidade, o oposto é
o ódio em suas variadas faces, este é o sentido da passagem bíblica que o “coiso” , por
ignorância ou má-fé, não alcançou.
Quem lida com slogan publicitário
sabe disto: slogan é sempre instrumento
de um comércio, não importa se de coisas ou de ideias. Mas slogans se tornam
mera vendilhagem quando propalam propaganda enganosa.
(imagem: “Cristo expulsando os
vendilhões do Templo”, de Michelangelo)
(nome desta escultura: "Cristo sem-teto", do artista Timothy P. Schmalz )
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