sábado, 5 de fevereiro de 2022

o oceano de Espinosa

 

As águas que banham aqui a minha praia já banharam outras infinitas praias  de que é feito o oceano.

Não preciso ir a todas as praias para conhecê-las , basta que eu , ao banhar-me em minha praia, saiba que a água que passa por ela já passou por outras praias desse vasto e multivariado oceano.

Os líquidos tomam a forma dos recipientes nos quais são amoldados. Mas o oceano , em cada centímetro seu, é fonte que jorra de si mesmo , fluxo inaprisionável.

Decerto que o oceano tem profundidades. Mas o que mais dá a pensar no oceano é ele ser horizonte aberto em todos os seus lados - onde a lua e  o sol de ontem morrem , onde a lua e o sol de hoje nascem .

O mesmo oceano viaja a todas as infinitas praias suas  movendo-se na imanência de si mesmo, pois  nenhuma cerca pode separar ele dele próprio. 

Esse oceano não é feito apenas de água, ele também é feito de terra, ar,  ideias, pensamentos, afetos e infinitas outras coisas que a cada vez suas águas me trazem trazendo elas próprias,  renovando a si mesmas.




Nenhum comentário: