domingo, 6 de fevereiro de 2022

o presente

 

No primeiro ano da pandemia, perdi uma tia muito querida, uma segunda mãe para mim. Sei que muitas amigas e amigos passaram por uma dor assim , com perdas semelhantes.
No último 4 de maio, dia do meu aniversário, passei o dia pensando muito nessa minha tia, pois ela sempre dava um jeito de entrar em contato comigo nessa data, estivesse eu onde estivesse ( ela morava longe, nem sempre era possível uma visita).
Na noite desse mesmo 4 de maio de 2021, sonhei com essa minha querida tia. No sonho, ela me dava de presente um pequeno vaso com duas folhas de Espada de São Jorge pequenas ainda . Ela não disse nada, mas sua expressão tudo dizia...
A Espada de São Jorge representa não apenas luta contra a opressão ( tanto as opressões físicas como as simbólicas), pois sua espada também simboliza proteção. Foi com ela que São Jorge enfrentou o “Dragão da Maldade”, dizia o cineasta Glauber Rocha.
Atena, a deusa da sabedoria, também emprega uma espada assim nas lutas contra o monstro da ignorância em suas obscuras e diferentes faces. E Thêmis, a deusa da justiça, igualmente segura uma espada assim, instrumento da dignidade.
A espada de São Jorge também é lança de Ogum-Zumbi que não se curva à Casa-grande; essa espada também é o fio de Ariadne com o qual Bispo do Rosário bordou suas resistências criativas; e libertário é quem escreve tendo uma espada assim transformada em caneta, lápis, giz.
A primeira coisa que fiz quando acordei no dia seguinte foi ir a uma loja aqui do bairro que vende plantas. Encontrei num cantinho um pequeno vaso com duas folhas de Espada de São Jorge . Elas precisavam de luz, água, enfim, cuidados. Eram as Espadas de São Jorge mais parecidas com aquelas que minha tia me presenteou desde a eternidade.
Todo dia cuido dessas Espadas de São Jorge. Elas cresceram rapidamente, tanto que precisei trocar de vaso. De duas que eram , hoje se multiplicaram: já são quatro!
Com perseverança diária, precisamos regar tudo o que precisa ser regado: planta, ideia, afeto, ação, liberdade. Para que em tudo isso encontremos uma espada que nos proteja dos “dragões da maldade”...


(imagem: “São Jorge”/ de Kandinsky)






Nenhum comentário: