quarta-feira, 4 de maio de 2022

o presente

No primeiro ano da pandemia (2020) perdi uma tia muito querida, uma segunda mãe para mim. Sei que muitas amigas e amigos passaram por uma dor assim , com perdas semelhantes.

No dia 4 de maio de 2021 , exatamente há um ano,  passei o dia pensando muito nessa minha tia, pois  ela sempre dava um jeito de entrar em contato comigo em todo 4 de maio, estivesse eu onde estivesse, pois 4 de maio é meu aniversário.

Na noite de 3 para  4 de maio de 2021 sonhei com essa minha querida tia, era o primeiro aniversário meu após seu falecimento.

No sonho, ela me dava de presente um pequeno vaso com duas folhas de Espada de São Jorge.  Ela não disse nada, mas seu gesto e expressão  tudo diziam...

A Espada de São Jorge  representa não apenas  luta contra a opressão ( tanto as opressões físicas como as  simbólicas), pois essa  espada  também simboliza proteção. Foi  com ela que São Jorge enfrentou o “Dragão da Maldade”,  como dizia o cineasta Glauber Rocha.

Atena, a deusa da sabedoria, também emprega uma espada assim nas lutas contra o monstro da ignorância  em suas obscuras e diferentes faces.  E Thêmis, a deusa da justiça, igualmente segura  uma espada assim, instrumento da dignidade.

A espada de São Jorge também é lança de Ogum-Zumbi que não se curva à Casa-grande; essa espada também pode ser  o fio de Ariadne com o qual Bispo do Rosário bordou suas resistências criativas; e libertário é  quem escreve tendo uma espada assim transformada em caneta,  lápis, giz.

A primeira coisa que fiz quando acordei no dia 4 de maio do ano passado  foi ir a uma loja de plantas aqui do bairro . Encontrei num cantinho um pequeno vaso com duas folhas de Espada de São Jorge . Elas precisavam de luz, água, enfim, cuidados. Eram as Espadas de São Jorge mais parecidas com aquelas que minha tia me presenteou desde a eternidade.

Todo dia cuido dessas Espadas de São Jorge e penso em minha querida tia. Elas cresceram rapidamente, tanto que precisei trocar de vaso para não impedir o horizontamento delas. De duas folhas que eram   , agora se multiplicaram: já são seis ! E hoje pela manhã , bem cedinho, notei que ganhei um presente:   outra folhinha nova está brotando...

Com perseverança diária, precisamos  regar  tudo o que precisa ser regado: planta, ideia, afeto, ação, liberdade. Para que em  tudo isso encontremos uma  espada, um instrumento de resistência e luta,  que nos proteja dos “dragões da maldade”...

 

(Imagem: “São Jorge”/ Kandinsky)









Um comentário:

cauepizindim disse...

Dai-me Beija-flores

Tenho na vida um padrinho: o Tempo.
Como na vida há passarinhos, há tempo.

Há tempo de muda para as penas renovar.
Renovar, não apenas a aparência...
Mas, das próprias asas, o voar.

Voar.
Sobre os tropeços no chão,
Sobre as areias movediças,
Nesse mundo em confusão.

Dai-me asas, Padrinho!
Asas para também voar.
Para eu seguir meu caminho.

( cauepizindim@gmail.com )
Feliz mais um aniversário.