Tema da aula: “A filosofia de Espinosa”.
Ministrante: Elton Luiz Leite de Souza.
- Apresentação
Segundo Gilles Deleuze, “Espinosa é
o mais filósofo dos filósofos (...), mas ao mesmo tempo aquele que mais
se dirige aos não-filósofos e que mais solicita uma compreensão não filosófica.
É por essa razão que rigorosamente todo mundo é capaz de ler Espinosa, e de
extrair dele grandes emoções, ou de renovar completamente sua percepção , mesmo
não entendendo com profundidade os conceitos espinosianos.”( Conversações,
Rio de Janeiro, Ed. 34, 1992, págs 204/205).
Nessa afirmação de Deleuze estão pressupostas muitas questões que
explicam a necessidade de uma “compreensão não filosófica” da filosofia de
Espinosa. Queremos destacar uma dessas questões : o afeto. A plena compreensão das ideias de Espinosa não pede apenas a apreensão teórica de conceitos, ela requer também a experiência com os afetos: qual a
natureza deles? Por qual razão o Desejo ocupa um lugar central quando Espinosa
fala dos afetos? Quais relações existem
entre o Desejo e outros afetos como
Alegria, Tristeza, Amor e
Ódio? Quais implicações existem entre os afetos e o corpo? Por
que essa temática não é apenas conceitual-filosófica mas também existencial,
política e clínica?
São muitas questões, sem dúvida. E outras ainda poderiam ser formuladas. Várias
são as disciplinas que também se
interessam por essa temática e suas implicações. As respostas possíveis a essas
questões vão além de um curso, pois elas envolvem a vida , ou melhor, modos de
vida. Sem perder isso de vista, será nosso desejo fornecer, ainda que de forma
ampla, algumas repostas a essas questões
que Espinosa nos endereça e , vencendo
o tempo, se apresentam ainda como atuais e necessárias.
- Referências
CHANTAL, Jaquet.
A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa. Belo
Horizonte: Autêntica, 2011.
DELEUZE, Gilles.
Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Minuit, 1968.
___________.Conversações.Rio
de Janeiro: Ed. 34, 1992.
___________.
“Spinoza e as três ‘Éticas’”, Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34,
1997. ___________. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
___________. Cursos
sobre Espinosa. Fortaleza: EdUECE, 2009.
ESPINOSA, Bento.
Oeuvres complètes. Paris: Pléiade, 1954.
__________.Ética
(edição bilíngue), trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013
(3ª edição).
__________. Ética
( edição bilingue), tradução, Introdução e notas de Diogo Pires. São Paulo:
Ed. 34 , 2024.
FERREIRA, Maria
Luísa Ribeiro. Uma suprema alegria: escritos sobre Espinosa. Coimbra:
Quarteto, 2003.
MACHEREY,
Pierre. Introduction à l’Ethique de Spinoza. Paris: PUF, 1994.
MATHERON, Alexandre.
“La vie éternelle et le corps selon Spinoza”. In: Revue Philosophique –
Spinoza: la cinquième partie de l’éthique, nº 1 – janvier-mars/1994, 27-40.
Paris: PUF.
MISRAHI, Robert.
Le Corps et l'esprit dans la philosophie de Spinoza. Paris:Synthélabo,
1998.
NEGRI, Antonio. L’anomalie
sauvage. Paris: PUF, 1982.
__________. Spinoza subversif: Variations
(in)actuelles. Paris : Ed. Kimé, 2002.
RAMOND, Charles.
Vocabulário de Espinosa. São Paulo: Martins fontes, 2010.
ROLLAND, Romain.
O clarão de Espinosa. São Paulo: N-1, 2020.
SOUZA, Elton
Luiz Leite de. Filosofia do direito, ética e justiça. Porto Alegre:
Núria Fabris Editora, 2007.
__________.
Spinoza, Deleuze e Guattari: o desejo como metamorfose. Revista Alegrar,
nº 10, dez 2012.
__________. Spinoza e o sentido. Revista
Conatus, vol 7, nº 14, dez 2013.
__________.Spinoza:
a imaginação e sua atividade de envolver. Revista Trágica : estudos de
filosofia da imanência.Rio de Janeiro, V 10, nº 3, pp 28-57, 2017.
YOVEL,
Yirmiyahu. Espinosa e outros hereges. Lisboa: Imprensa Nacional, 1993.
PLANO DE AULA
Profº Elton
Luiz leite de Souza
Tema da Aula:
“Uma introdução a Espinosa.”
(
trecho do poema “Espinosa”, de Machado de Assis)
Lavra um árduo cristal:
o infinito
Mapa do Ser que é todas
as estrelas.
( trecho do poema
“Spinoza”, de Jorge L. Borges)
1. Espinosa: “O
ébrio do Real” ( Romain Rolland).
2. Afeto e
Ideia: os gêneros de conhecimento como modos de vida.
3. A filosofia
de Espinosa como “clínica” dos Afetos.
Textos que
servirão de base para aula:
- Ética,
de Espinosa.
São estas as
passagens da Ética que servirão mais diretamente de base para a aula:
Primeira Parte: “Definições”; “Apêndice”.
Segunda Parte : “Definições”; Axioma 3; Proposição
1 ; Proposição 2 e escólio; Proposição 40 e escólio.
Terceira Parte : “Prefácio”; Definição 3; Postulado 1;
escólio da Proposição 2 ( “Ninguém sabe tudo o que pode um corpo”); Proposição
56 e escólio; “Definição dos Afetos”; “Definição Geral dos Afetos” ( sobretudo
a “Explicação”).
Quarta Parte:
“Prefácio”; Proposição 1 e escólio; Proposição 7; “Apêndice”.
Quinta Parte: “Prefácio”;
Proposição 3 e corolário; Proposição 4 , corolário e escólio; Proposição 6 e
escólio; Proposição 8; Proposição 9; Proposição 10 e escólio; da Proposição 15 à
20 : sobre o Amor pelo Absolutamente Infinito como dimensão “clínica”;
Proposição 24 : sobre as coisas singulares e suas relações com o Infinito; da
Proposição 25 à 33: o terceiro gênero de conhecimento como modo de vida e o
“Amor Intelectual de Deus” ( “Amor Dei Intellectualis”); da Proposição 36 à 42:
o Terceiro Gênero e sua relação com a potencialização “clinica” da mente e do
corpo.
Observação : a
Ética é um texto composto de partes diferentes, com ritmos e propósitos
distintos. Recomendo sempre enfatizar a leitura sobretudo dos Prefácios,
Apêndices e Escólios, pois nessas partes Espinosa assume uma escrita mais
acessível , anunciando , retomando e explicando os temas expostos sob o aparato
formal geométrico.
- Espinosa –
filosofia prática, de Gilles Deleuze ( Capítulo 4: “Index dos principais
conceitos da Ética ).
- Cursos
sobre Spinoza , de Gilles Deleuze ( “O Afeto e a Ideia”, pág. 25 e
seguintes).
- Páginas 16 e
17 da Introdução escrita por Diogo Pires Aurélio à nova edição bilingue da Ética lançada neste
ano ( 2024) pela Editora 34.
Obs: além dessas
referências, a aula também terá por base aulas escritas produzidas pelo prof.
Elton Luiz ( e que serão enviadas para a coordenação do curso).
Para maiores informações :
https://www.assemblage.art.br/esquizoan%C3%A1lise-2024-nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário