segunda-feira, 3 de junho de 2024

curso sobre Espinosa

 

Tema da aula: “A filosofia de Espinosa”.

Ministrante: Elton Luiz Leite de Souza.

 

 

- Apresentação

Segundo Gilles Deleuze, “Espinosa é  o mais filósofo dos filósofos (...), mas ao mesmo tempo aquele que mais se dirige aos não-filósofos e que mais solicita uma compreensão não filosófica. É por essa razão que rigorosamente todo mundo é capaz de ler Espinosa, e de extrair dele grandes emoções, ou de renovar completamente sua percepção , mesmo não entendendo com profundidade os conceitos espinosianos.”( Conversações, Rio de Janeiro, Ed. 34, 1992, págs 204/205).

Nessa afirmação de Deleuze estão pressupostas muitas questões que explicam a necessidade de uma “compreensão não filosófica” da filosofia de Espinosa. Queremos destacar uma dessas questões : o afeto. A plena  compreensão das ideias  de Espinosa não pede apenas a apreensão  teórica de  conceitos, ela requer  também a experiência com os afetos: qual a natureza deles? Por qual razão o Desejo ocupa um lugar central quando Espinosa  fala dos afetos? Quais relações existem entre o Desejo e outros afetos como  Alegria,  Tristeza,  Amor e  Ódio? Quais implicações existem entre os afetos e o corpo? Por que essa temática não é apenas conceitual-filosófica mas também existencial, política e clínica?

São muitas questões, sem dúvida. E outras ainda poderiam ser formuladas. Várias  são as disciplinas que também se interessam por essa temática e suas implicações. As respostas possíveis a essas questões vão além de um curso, pois elas envolvem a vida , ou melhor, modos de vida. Sem perder isso de vista, será nosso desejo fornecer, ainda que de forma ampla,  algumas repostas a essas questões  que Espinosa nos endereça e , vencendo o tempo, se apresentam ainda como atuais e necessárias.

 

 

- Referências

CHANTAL, Jaquet. A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DELEUZE, Gilles. Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Minuit, 1968.

­­­­___________.Conversações.Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

___________. “Spinoza e as três ‘Éticas’”, Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997. ___________. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

___________. Cursos sobre Espinosa. Fortaleza: EdUECE, 2009.

ESPINOSA, Bento. Oeuvres complètes. Paris: Pléiade, 1954.

__________.Ética (edição bilíngue), trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013 (3ª edição).

__________. Ética ( edição bilingue), tradução, Introdução e notas de Diogo Pires. São Paulo: Ed. 34 , 2024.

FERREIRA, Maria Luísa Ribeiro. Uma suprema alegria: escritos sobre Espinosa. Coimbra: Quarteto, 2003.

MACHEREY, Pierre. Introduction à l’Ethique de Spinoza. Paris: PUF, 1994.

MATHERON, Alexandre. “La vie éternelle et le corps selon Spinoza”. In: Revue Philosophique – Spinoza: la cinquième partie de l’éthique, nº 1 – janvier-mars/1994, 27-40. Paris: PUF.

MISRAHI, Robert. Le Corps et l'esprit dans la philosophie de Spinoza. Paris:Synthélabo, 1998.

NEGRI, Antonio. L’anomalie sauvage. Paris: PUF, 1982.

  __________. Spinoza subversif: Variations (in)actuelles. Paris : Ed. Kimé, 2002.

RAMOND, Charles. Vocabulário de Espinosa. São Paulo: Martins fontes, 2010.

ROLLAND, Romain. O clarão de Espinosa. São Paulo: N-1, 2020.

SOUZA, Elton Luiz Leite de. Filosofia do direito, ética e justiça. Porto Alegre: Núria Fabris Editora, 2007.

__________. Spinoza, Deleuze e Guattari: o desejo como metamorfose. Revista Alegrar, nº 10, dez 2012.

 __________. Spinoza e o sentido. Revista Conatus, vol 7, nº 14, dez 2013.

__________.Spinoza: a imaginação e sua atividade de envolver. Revista Trágica : estudos de filosofia da imanência.Rio de Janeiro, V 10, nº 3, pp 28-57, 2017.

YOVEL, Yirmiyahu. Espinosa e outros hereges. Lisboa: Imprensa Nacional, 1993.



PLANO DE AULA

Profº Elton Luiz leite de Souza

 

Tema da Aula: “Uma introdução a Espinosa.”

 


E enquanto o pensamento delineia
Uma filosofia, o pão diário
A tua mão a labutar granjeia
E achas na independência o teu salário.

( trecho do poema “Espinosa”, de Machado de Assis)

 

Lavra um árduo cristal: o infinito

Mapa do Ser que é todas as estrelas.

( trecho do poema “Spinoza”, de Jorge L. Borges)

 

 

1. Espinosa: “O ébrio do Real” ( Romain Rolland).

2. Afeto e Ideia: os gêneros de conhecimento como modos de vida.

3. A filosofia de Espinosa como “clínica” dos Afetos.

 

Textos que servirão de base para aula:

- Ética, de Espinosa.

São estas as passagens da Ética que servirão mais diretamente de base para a aula:

 Primeira Parte: “Definições”; “Apêndice”.

 Segunda Parte : “Definições”; Axioma 3; Proposição 1 ; Proposição 2 e escólio; Proposição 40 e escólio.

Terceira  Parte : “Prefácio”; Definição 3; Postulado 1; escólio da Proposição 2 ( “Ninguém sabe tudo o que pode um corpo”); Proposição 56 e escólio; “Definição dos Afetos”; “Definição Geral dos Afetos” ( sobretudo a “Explicação”).

Quarta Parte: “Prefácio”; Proposição 1 e escólio; Proposição 7; “Apêndice”.

Quinta Parte: “Prefácio”; Proposição 3 e corolário; Proposição 4 , corolário e escólio; Proposição 6 e escólio; Proposição 8; Proposição 9; Proposição 10 e escólio; da Proposição 15 à 20 : sobre o Amor pelo Absolutamente Infinito como dimensão “clínica”; Proposição 24 : sobre as coisas singulares e suas relações com o Infinito; da Proposição 25 à 33: o terceiro gênero de conhecimento como modo de vida e o “Amor Intelectual de Deus” ( “Amor Dei Intellectualis”); da Proposição 36 à 42: o Terceiro Gênero e sua relação com a potencialização “clinica” da mente e do corpo.

Observação : a Ética é um texto composto de partes diferentes, com ritmos e propósitos distintos. Recomendo sempre enfatizar a leitura sobretudo dos Prefácios, Apêndices e Escólios, pois nessas partes Espinosa assume uma escrita mais acessível , anunciando , retomando e explicando os temas expostos sob o aparato formal geométrico.

 

- Espinosa – filosofia prática, de Gilles Deleuze ( Capítulo 4: “Index dos principais conceitos da Ética ).

- Cursos sobre Spinoza , de Gilles Deleuze ( “O Afeto e a Ideia”, pág. 25 e seguintes).

- Páginas 16 e 17 da Introdução escrita por Diogo Pires Aurélio à nova  edição bilingue da Ética lançada neste ano ( 2024) pela Editora 34.

 

Obs: além dessas referências, a aula também terá por base aulas escritas produzidas pelo prof. Elton Luiz ( e que serão enviadas para a coordenação do curso).

 

Para maiores informações :

https://www.assemblage.art.br/esquizoan%C3%A1lise-2024-nova


 

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