quinta-feira, 30 de novembro de 2023

em defesa da filosofia ( e da sociologia)

 

Quando alguém cobra honestidade dos políticos, este alguém está se apoiando na filosofia , pois está exigindo uma virtude ética: a honestidade. E Ética é uma disciplina da filosofia.

Quando alguém diz:  “o que esse cara fala não tem lógica! ”, também está valendo-se da filosofia, pois Lógica é uma disciplina filosófica.

Quando alguém sente: “ Gosto dessa música!”, também está dialogando com a filosofia, pois o “gosto” ( assim como o belo, o feio, o cômico, o grotesco, o sublime, etc)  é uma categoria da Estética, uma disciplina filosófica.

Quando alguém recomenda: “É preciso método para fazer bem isso”, na verdade pede um procedimento filosófico, pois Metodologia é uma matéria da filosofia.

 Quando alguém diz: “Sou pragmático, odeio teorias”, também está levantando uma questão filosófica, pois “Pragmatismo” (assim  como “Utilitarismo”) é uma  corrente da filosofia.

E mesmo quando alguém questiona : “para que estudar filosofia?”, também não escapa da filosofia , pois  indaga  sobre a Teoria do Conhecimento ( ou Epistemologia), uma disciplina da filosofia.

Enfim, é impossível alguém estar vivo  e não se colocar questões  como: “O que é a vida ? O que é o tempo? O que é a liberdade? O que é o amor? O que é o conhecimento? Quem eu sou?...” Não apenas para formular as perguntas, mas também para vislumbrar sentidos para elas, quem assim indaga também bate à porta da filosofia, mesmo que não tenha cursado  ou lido livros de filosofia,   pois essas são questões de uma disciplina da filosofia chamada “Metafísica”.

 Uma coisa é a filosofia, esta se encontra  registrada em livros escritos pelos filósofos;  outra é o filosofar, cujo sinônimo é pensar. Os tiranos de toda ordem sempre temem o pensar, e fazem o máximo que podem para impedir que as pessoas, sobretudo os jovens, façam essa  descoberta do  pensar ,  ou se já o descobriram, não o exerçam  ( não importando a faculdade que tenham escolhido cursar).

  ainda  as crianças , que são filósofas /questionadoras por natureza...Infelizmente , porém, um sistema perverso de acomodação vai atrofiando suas asas para  assujeitá-las  a gaiolas, incluindo as gaiolas digitais-tecnológicas...

Enfim,  a filosofia também é condição de existência da cidadania democrática, como ensina Espinosa , e não está restrita apenas às academias.

Mesmo sem saber, quase todos se veem diante de questões filosóficas , mesmo que  não sejam  nomeadas  assim . Por exemplo,  se alguém  não aceita viver em “rebanhos” tutelados por tiranias, incluindo a tirania do “Mercado”, certamente lhe ajudará conhecer um pouco mais de filosofia política.

Mesmo sem ser nomeada, a filosofia se torna necessária quando somos  colocados diante de questões que requerem  o pensar, o sentir e o agir autênticos,  pois a isso exige a vida digna.  

 Mas para potencializar o pensar próprio,  é necessário ler os filósofos ,  assistir aulas de filosofia e nos ajudar a defendê-la dos tiranos de ontem e de hoje que sempre ameaçam o pensar com cicutas.




 

Esta abominável fala contra a Filosofia e a Sociologia  foi feita pelo  secretário Estadual da Justiça e Cidadania do governo (f-a-s-c-i-s-t-a)  de SP  , Fábio Pietro , durante a  abertura da  recente 4° Conferência Estadual de Juventude de SP. Em sua ignorância cheia de si, ele desconhece que os primeiros filósofos também eram matemáticos ( como Pitágoras e Platão, sem falar de Descartes, um dos criadores da matemática moderna); além disso, os primeiros estudos sobre a língua ( seus aspectos gramaticais e sintáticos) também foram obra de filósofos. A juventude presente, indignada, deu a devida resposta :










Nenhum comentário: