A palavra “fortaleza” nos faz
imaginar algo cercado por muros espessos e com arame farpado. Em seu livro
chamado “Ética”, porém, Espinosa realça uma virtude chamada exatamente
fortaleza (“fortitudo”, em latim). Mas a virtude-fortaleza em Espinosa não tem
muros ou cercas, embora seja dela que pode advir a resistência ética expressa em ações libertárias.
"Fortaleza" procede de
"força". A palavra “quilombo” , espaço da força de resistência frente as tiranias, significa “fortaleza”
na língua banto.
Alguns tradutores traduzem
"fortitudo" como "força de ânimo" ou “força da vida”
("ânimo" vem de "ânima" = "unidade vital da alma e do
corpo"). Tal força não se expressa apenas em termos de músculo. O contrário
do ânimo não é a morte ou a doença, mas o des-ânimo.O oposto da vida não é a
morte, e sim a vida enfraquecida em seu ânimo.
A fortaleza-virtude tem força, mas não é
violenta; ela tem potência, porém não é soberba; ela é firme, sem ser rígida.
Na sabedoria oriental considera-se a
flor de lótus o símbolo da fortaleza: ela não tem muros a cercando , porém a
lama não a contamina ou turva. Apesar da sujeira em torno, a flor de lótus
ensina a como perseverar sendo ela mesma. Ela ensina com sua existência, sem
precisar de sermões ou ordens .
No Japão antigo, o candidato a samurai
deveria passar por uma prova que não era meramente teórica ou acadêmica: ele
deveria aprender com a flor de lótus a como não se contaminar com a sujeira,
mesmo cercado de lama.
A flor de lótus simboliza a mente que
pensa unida ao corpo que age , por mais hostis que sejam as circunstâncias .
Como ensina o samurai-poeta Manoel de Barros: “Sei de todas as espurcícias do
mundo, mas do que gosto mesmo é de circo.”
(a imagem é a de uma cena do filme “A
saga do judô”, de Kurosawa: fortalecendo o ânimo, o aprendiz de guerreiro
aprende a lição da flor de lótus. Pois é com o ânimo, potência da vida, que a
mente se autoafirma e luta , antes mesmo de lutar com os braços e pernas . O
judô é apenas um pano de fundo do qual Kurosawa se serve para abordar questões
ligadas à ética, à política, ao poder, à justiça, ao ensino e ao aprendizado )
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