Não se deve confundir a ideia de
multitudo em Espinosa com as ideias de povo, massa ou nação. “Povo” é uma ideia
ligada sobretudo a um território . Pode haver povo sem Estado, como os povos
nômades, porém nunca existe povo sem um território ( mesmo que este seja um
deserto). A ideia de “povoar”, por exemplo, vem de povo. “Massa” significa um aglomerado
passivo que se une mediante algum comportamento padronizável que apaga a
singularidade de cada um . Nunca a massa é definida em razão de um território,
mas por conta de ela poder ser moldada ou manipulada, como “massa de manobra”
ou “massa de consumidores”, por exemplo. “Nação” é a ideia de um grupo cuja existência depende de
um Estado , que passa a ser cultuado como uma espécie de Pastor, sendo a nação
o seu rebanho. É por isso que os nômades são povos, porém não são nação, ao
passo que Israel já se considerava nação
mesmo antes de ser povo em um território. Assim, não é certo chamar Bolsonaro
de “populista” , pois sua prática é de
pastor que governa teológico-politicamente para transformar o povo em rebanho.
A multitudo não se explica por um
território , mas por múltiplos e heterogêneos territórios que a compõem,
territórios de diferentes minorias. Territórios não apenas físicos, como
também existenciais, semióticos, culturais. As minorias reunidas não formam uma
maioria padrão, pois o agenciamento de minorias impede que delas se descole algum grupo com
pretensão de ser padrão. A multitudo nada tem a ver com uma massa, uma vez que
a multitudo não apaga a singularidade e sim a multiplica: multitudo é
multiplicação de cada singularidade à enésima potência. A multitudo também nada
tem a ver com uma nação enquanto rebanho de um Estado-Pastor. A multitudo , ao
contrário, luta sempre para mostrar que sob a pele do Estado-Pastor sempre se
escondem lobos.
Nessas pesquisas de opinião favoráveis
ao genocida estão sendo ouvidas sobretudo a voz do rebanho-nação, que sempre
diz “amém”, e a voz da massa (que não pensa) . Nessas pesquisas, portanto, não ecoa a voz do
povo e muito menos a voz da multitudo.
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