sábado, 29 de abril de 2017

para o meu tatatatatatataravô

Entre os tupinambás que aqui viviam , antes de os colonizadores  nos invadirem, quando um guerreiro morria muita dor era sentida por todos. Mas era necessário ainda um último ritual a fazer. O corpo do guerreiro era preparado como se ele fosse para uma guerra, e o colocavam deitado em uma canoa para ser lançada ao mar.
Os tupinambás foram povos guerreiros que nunca aceitaram ser escravizados, nem no corpo, tampouco na alma. Eram fieis à sua terra, bem como às suas divindades. De todas as práticas trazidas pelo homem branco, havia uma a qual o homem branco mais se dedicava com afinco , rogando até mesmo aos céus a ajuda no sucesso desse intento. Trata-se do afã por acumular coisas, sobretudo coisas materiais. Os tupinambás nunca entenderam esse credo materialista e interesseiro: era esse desejo rasteiro que mais os punha em guarda contra o homem branco, nele não confiando.Para a sociedade tupinambá, o valor de um homem estava em dividir o que é seu. Eles só aceitavam como chefe aquele que maior capacidade tinha em se desapegar. Os tupinambás não faziam guerra para ampliar posses ou fazer escravos. Eles guerreavam quando sentiam sua liberdade em risco, e preferiam a morte a viverem sem honra.
A morte para eles não era o fim. Não havia exatamente fim ou morte. O que chamamos de morte era a última prova, especialmente para os chefes e guerreiros, isto é, para aqueles que viveram sendo reconhecidos pelos outros como homens valentes, corajosos, generosos, amigos, sábios.Para eles, a vida tinha dois lados. Eles desejavam viver do lado de lá exatamente como viviam aqui. E era o modo como viviam aqui que atestava se eles mereciam   viver lá.
Então, quando o guerreiro morria, pintavam seu corpo com as tintas extraídas do jenipapo. Colocavam junto ao corpo suas armas , bem como a flauta feita do fêmur oco do inimigo vencido, pois muitos guerreiros enfrentavam seus inimigos futuros ajudados pelos inimigos passados, transformados agora na flauta que anunciava, sob a forma de música, o erro que cometeram ao enfrentarem tal guerreiro-músico.
Ao fim então  da tarde punham a canoa ao mar e a empurravam em direção ao horizonte. Os tupinambás não acreditavam na separação entre mar e céu. O azul de ambos confirmava suas crenças: lá no horizonte se encontrava uma fronteira . Guardando essa fronteira estava o Grande Ancestral. Se o guerreiro na canoa fora um convencido, um dissimulado, um enganador, um traidor  que a todos iludiu com esperta lábia, disso saberia o Guardião, que não deixaria o dissimulado fazer a travessia ao mar do céu. Mas se o guerreiro de fato o fora , e não apenas aparentara o ser, o Guardião o deixava entrar para no céu ser eterna estrela.
No dia seguinte ao ritual, os tupinambás corriam à praia para ver se as ondas cuspiram uma estrela do mar. Se  achassem uma, choravam envergonhados por terem sido enganados por tal imitação de homem virtuoso. Mas se não achassem essa estrela sem luz, na noite daquele dia faziam uma alegre festa, pois mais um guerreiro valoroso estava brilhando  como estrela viva a protegê-los dos maus.










Nenhum comentário: