quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Espinosa: atualidade histórica e virtualidade ontológica

 

Segundo Espinosa, padecemos, sofremos paixões, em razão de sermos partes da natureza. Não somos um “todo à parte”, um “império dentro de um império”, somos partes da natureza e, enquanto tal, sofremos afecções , isto é, ações de outros corpos sobre o nosso. Dessas afecções  podem nascer ideias confusas e inadequadas na mente.

Por sermos partes da natureza, também somos parte da natureza social: somos partes da sociedade, somos seres históricos ( nesse ponto, há o encontro de Espinosa com Marx...).

Os corpos sociais agem sobre o corpo individual, produzindo assim ideias  na mente que atestam os valores de um determinado  campo histórico, para o bem ou para o mal.

É por essa razão que Espinosa afirma que não dominamos de forma absoluta os afetos, podemos agir sobre eles de forma parcial. E a parte de nós que age para corrigir a parte que padece, essa parte que age é causa de ideias adequadas, não é efeito de padecimentos.

Há enunciados em Espinosa que mostram que ele também sofreu a influência de sua época histórica. Ele também padeceu e sofreu afecções das quais nasceram ideias confusas que , burlando sua melhor parte, ganharam o caminho do papel e se tornaram letra escrita. 

Mas pequenos trechos da  letra escrita , tão somente, não são  o testemunho para se compreender o espírito da obra, que é fruto da melhor parte de Espinosa, pela qual fala sua parte eterna que dialoga com todas as épocas históricas, sobretudo aquelas que hão de vir.

Em seu livro sobre Espinosa, Nise faz uma critica cuidadosa, crítica de amiga, a algumas ideias confusas da época que aparecem no texto de Espinosa ( embora Nise não faça a ponderação que realizo aqui).

Nem todos os críticos de Espinosa têm o cuidado de Nise. Parece que vivemos num período que se crê o “fim da História”, e assim se converte em juiz, às vezes carrasco, de todas as épocas históricas que nos precederam, desconhecendo  que essa crítica que se auto ignora também é histórica, e revela mais esta atual época histórica do que a época histórica na qual viveu Espinosa.

Sem dúvida, alguns (poucos) enunciados de Espinosa são o efeito do padecimento daquela época histórica, porém há a virtualidade potente das ideias de Espinosa, virtualidade ontológica essa que não pode ser reduzida àquela atualidade  histórica ( e talvez seja esse o ponto de divergência em relação a Marx...).

É essa parte virtual de Espinosa que buscamos para  dialogar com nossa atualidade histórica, para que nossa época possa encontrar , quem sabe, virtualidades e “linhas de fuga” que nos restituam horizontes e  ar.







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