terça-feira, 12 de dezembro de 2023

o exercício

 

DIÁLOGO 

( para o Antoninho, o "homem-aranha")

 

- Pai, por que a lua não cai?

- Porque a mão da natureza a segura.

- Natureza tem mão?

- É uma forma de falar, meu filho.

- Então a lua não cai porque a fala não deixa?

- Você vai entender quando crescer.

- Mas o senhor entende?

- Entende o quê?

- Porque a lua não cai.

- Eu só sei em parte.

- E quem sabe tudo?

- Só Deus, meu filho.

- Ele é professor?

- Quem?

- Deus.

- Não , meu filho. Ele é o Criador de tudo.

- E por que ele criou tudo?

- Porque ele quis, meu filho.

- É um brinquedo dele?

- O quê?

- A lua.

- Deus não brinca, meu filho.

- Ele é adulto?

- ...Você quer um sorvete?

- Pai, quem ensinou o primeiro passarinho a voar?

- Foram os anjos.

- Eu também queria aprender a voar. Mas o passarinho foge quando eu chego perto. E os morcegos?

- O que têm os morcegos?

- Foram os anjos que também ensinaram eles a voar?

- Também.

- Os morcegos eram do turno da noite?

- Você me sai com cada uma...

- E os aviões, foram os anjos também?

- Não, foram os homens que fizeram o avião voar.

- Mas homem não voa e nem é anjo!

- Meu filho, o anjo é você...rs...E as lições de matemática? Você fez o dever de casa de matemática? O que você está aprendendo?

- A contar...

- E você está aprendendo direitinho?

- Sim, pai. Mas fiquei com uma dúvida...

- Qual é a dúvida meu filho? Em matemática tudo tem resposta...

- Depois do 1 vem o 2, depois do 10 vem o 11...depois do 1.000 vem o 1.001...depois do 100.000 vem o 100.001...e o 100.002 e o 100.003...

- E daí?

- Se a gente continuar contando sem parar, quando a gente chega ao último número?

- Meu filho, não existe um último número!

- Mas se não existe um último, como pode existir um primeiro, um segundo, um terceiro...?

- ...

- Pai...

- Sim, meu filho...

- Existe algum exercício para continuar a ser criança?

- Meu filho, talvez o único exercício seja este: nunca se contentar com as respostas... Obrigado por me ensinar isso.

- Olha, pai! Um pardal chegou pertinho da gente...





( este livro de Manoel é apenas uma sugestão de leitura)




Nenhum comentário: