domingo, 7 de março de 2021

Sofias...

 

PARA AS “SOFIAS” QUE TAMBÉM ATENDEM POR DANDARA, CLARICE, BETHÂNIA, NINA, ELZA,  CLEMENTINA, MARIELLE...

Em grego, “Sofia”  é “Sabedoria”. Não se deve confundir “Sofia” com “Razão”. A  palavra “Razão” em grego  é masculina (“Logos”)  e tinha  em Zeus um dos seus símbolos. Porém Zeus  não era a Sabedoria, pois  Sofia é filha de Zeus com Métis.  Por possuir muitos dons e capacidades, Métis era conhecida como  a deusa das “habilidades”. Não a  habilidade meramente   técnica, mas habilidade no sentido de produzir , além de ideias,  um querer e um agir múltiplo e criativo. Métis também estava  associada à noção  de “saúde” enquanto cuidado consigo e com os outros. A palavra “caute” , base da Ética de Espinosa, provém dessa habilidade médico-curativa . Pois de “Métis” também vem “meticuloso” , no sentido do cuidado (“caute”)  que caracteriza o bom médico ( tanto os médicos do corpo quanto os médicos da alma).

Uma das características de “Métis” é que ela era capaz de metamorfoses, de devires. Então, Zeus, o deus da razão, buscou na metamorfose de Métis uma nova saúde , uma saúde unindo pensamento e ação. De certo modo, a razão buscou sua saúde para além da própria razão, como se a simples razão fosse , sozinha, impotente para enfrentar as doenças que a põem sob risco.  Mesmo a razão precisa aprender habilidades que a pura razão não ensina. As habilidades de Métis são artes que unem o pensar ao agir. E foi desse agenciamento mais afetivo do que teórico , mais artístico e poético do que acadêmico, que nasceu  então Sofia, também conhecida como “Atena”, filha de Zeus com Métis.   Os teóricos da razão  inspiram-se em Zeus, mas os pensadores são  apaixonados por Sofia: e por essa paixão não apenas pensam, como também agem e criam. Na luta contra a ignorância e a obscuridade, ontem e hoje, a razão não vence sozinha: é preciso que a acompanhe Sofia. Às vezes, é a própria Sofia que salva a razão de si mesma , fecundando nela sensibilidade  e vida, impedindo  assim que a razão fique dogmaticamente rígida.

Segundo Nietzsche, a filosofia contemporânea atende  por outro nome, um nome feminino  também : “Ariadne”. Ariadne significa “aranha”, pois Ariadne é tecedora de fios, fios que ela tira de seu próprio ventre, como a “linha de fuga” ensinada por Deleuze . Os gregos inventaram a democracia  e admiravam  o cosmos, a natureza. Hoje, as mesmas forças reativas que negam a democracia também destroem a natureza e cultuam  misoginia. Ariadne simboliza a necessidade de um fio que nos agencie . Um fio de Ariadne também  nasce das mãos que se unem na luta contra a barbárie.


“Eu não vou sucumbir 

Eu não vou sucumbir

Avisa na hora que tremer o chão                      

Amiga, é agora, segura a minha mão”. ( LIBERTAÇÃO/ Elza Soares)


- Ao  Dia internacional de Luta das Mulheres ( 8 de março e todos os dias)














Nenhum comentário: