domingo, 23 de abril de 2023

arte-se

 

                                                              

Ser uma pessoa não significa o mesmo que o “eu” ou o “ego”. A própria linguagem, instrumento do pensamento, nos ensina a compreender: cada um tem seu próprio eu, seu próprio ego; porém a linguagem dá vida a seis pessoas: as três do singular ( eu, tu , ele) e as três do plural ( nós, vós , eles). Não apenas o eu é pessoa, também o são eles, isto é, aqueles do eu diferentes. O nós também é pessoa: uma pessoa coletiva que diz mais do que o eu.

O eu diz mais quando por sua voz também falam as outras pessoas . Como um todo é sempre maior do que a mera soma de suas partes, o nós não é um agregado de “eus”, e sim um espaço cognitivo-afetivo que “desabre” o eu (“desabrir” é invenção do poeta  Manoel de Barros).

Não apenas o singular é pessoa, o plural também o é. Deleuze, por sua vez, afirma que existe ainda uma quarta pessoa do singular. Essa quarta pessoa é expressa por um pronome: o pronome reflexivo “se”.  

Uma coisa é quando o ego pensa, tal como no cogito cartesiano “Penso, logo [eu] existo”; outra diferente é quando se afirma : “pensa-se, logo há a existência do absolutamente infinito”, como ensina Espinosa. No pensa-se há um pensar que não é do eu, um pensar que é potência plural da própria vida. E a vida nunca é apenas pessoal, ela também é coisal, mineral, vegetal, animal, astral...

Por trás do pronome eu  há um nome que designa alguém, um ego; mas o “se” é sempre pronome que expressa um impessoal não egoico. Quando Van Gogh cria, ele tinta-se, ele obra-se, ele faz-se...Seu nome não designa mais um ego, uma vez que sua assinatura expressa um estilo. É preciso tornar-se impessoal para conquistar uma expressão singular no mais alto grau, na qual "vive-se" se torna sinônimo de   "arte-se".

Pensado dessa maneira, há em Fernando muitas Pessoas e pouco ego, ao passo que em Manoel de Barros há mais o “se” das coisas se fazendo nele, de tal modo que em seu poetar há “Um retrato do artista quando coisa”.  









Nenhum comentário: