domingo, 5 de abril de 2020

o pesadelo...


Ontem tive um sonho estranho e penoso: sonhei com a realidade que estamos vivendo nesses últimos meses e dias. No sonho eu via o que fazem e dizem esses fascistas que estão no poder , vermes tão nocivos quanto os vírus. Eu os via no sonho exatamente como eles são na realidade objetiva da vigília. O sonho não acrescentava ou tirava nada, ele era uma cópia fiel do que os fascistas são na realidade. Acordei então sobressaltado como poucas vezes acordei antes, pois me dei conta que aquele foi um dos piores pesadelos que tive na vida , pesadelo este que era, no entanto , a própria realidade na qual estamos lançados : o pesadelo sonhado revelava a realidade do pesadelo que andamos vivendo acordados. Fui então à janela e esperei pela aurora, mas a noite parecia longe de ter fim...Então ecoaram dentro de mim e me socorreram as palavras que ouvi da Professora Nadir, minha primeira professora de filosofia, leitora apaixonada de Espinosa. Foi ela que me fez querer ser filósofo. Com a sua generosa luz que iluminou o caminho de muitos, ela sempre dizia: "A melhor maneira de ver no escuro é mantendo a alma acesa.”


- Sempre que se menciona o Iluminismo muitos nomes são citados, mas raramente se menciona o nome de Espinosa. Porém, sabe-se hoje que Espinosa foi o primeiro dos iluministas, o mais potente e libertário de todos. Mas ao contrário dos iluministas canônicos , que exaltavam a luz da razão identificando-a com o sol ( arquétipo do masculino), Espinosa dizia que às vezes somente a luz do sol não basta para vermos claramente, às vezes é necessária a luz da lua , luz do afeto, somada à luz múltipla , intuitiva e poética, das estrelas  infinitas . Sobre esse Espinosa precursor do iluminismo, hoje tão combatido por esses espíritos das trevas que tomaram conta também do MEC, este livro é um dos melhores:



Nenhum comentário: