Os gregos distinguiam três tipos de
amizade: a pessoal, a profissional e a política ( também chamada de amizade
ética). As duas primeiras são amizades privadas, enquanto a terceira é pública
ou social . O que difere cada uma dessas amizade é o vínculo que a torna
possível. A amizade pessoal tem por
vínculo o prazer compartilhado por
determinados aspectos da vida. Pessoas que não têm o mesmo prazer por
determinadas coisas dificilmente conseguem manter tal tipo de amizade pessoal
ou privada. A amizade profissional tem por vínculo o interesse . É nesse tipo
de amizade que o outro é chamado de “colega”: colega de profissão. As pessoas
na amizade ética ou política se unem
tendo por vínculo o desejo comum por democracia e justiça. A amizade pessoal é
vivida no espaço privado da casa enquanto meio distinto da política. A amizade
profissional une os homens em torno de certos interesses privados , mas pode
desuni-los pela concorrência profissional. A amizade política ou ética é vivido
no espaço público e torna cidadão aqueles que aceitam se pautar por tal vínculo
não privado ou comercial. A amizade ética é a condição da vida política
democrática . Os revolucionários franceses chamaram tal amizade de “fraternidade”
( sem a qual não existe igualdade ou liberdade) , já os libertários a intitulam
“companheirismo solidário”. A amizade pessoal tem por motor um outro igual a
mim. Já o coleguismo profissional une aqueles que têm interesses convergentes.
Mas somente a amizade ético-política me une ao outro enquanto diferente de mim: ela nos
faz descobrir o prazer não egoico de lutar pela justiça, bem como o interesse não comercial ou
profissional pela liberdade comum, tanto a liberdade do outro quanto a minha, pois uma
não existe sem a outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário