segunda-feira, 21 de maio de 2018

- o germen e o soma



poeta é ser que vê semente germinar.
manoel de barros

(trecho de artigo que escrevi)
Uma ciência barroca da vida, a microbiologia, afirma existirem  duas dimensões nos processos vitais: o germen e o soma. O germen é mais do que a mera semente , e tampouco deve ser identificado com o código genético. O germen não é a semente, mas o que faz a semente germinar. Porém ele também não é a árvore, ele é o que faz uma árvore brotar de uma semente. O germen está entre a semente e a árvore: é o germen  que faz, na árvore pronta, ela produzir flores, frutos e sementes.O germen é uma singularidade, uma potência, um ritmo. O germen nunca é um ponto,ele é um dinamismo: ato de germinar. Não é apenas na semente que há coisas germinando: na árvore também sempre há coisas a germinar.Não é apenas o feto que germina, no homem adulto também germinam ideias, desejos, imaginações, ações: através destes e destas, o próprio homem germina, indo além de si mesmo, de sua forma, de seu tamanho.
Em grego, "soma" é o termo correspondente a "corpo".O soma, o corpo, é sempre o resultado da atividade de um germen. Os corpos podem ser medidos, mensurados, ao passo que os germens se medem por aquilo que eles produzem.As doenças são psicossomáticas, mas a salut é sempre produção de um germen.
A diferença entre germen e soma também habita a arte.As artes germinativas pressupõem a duração, ao passo que as artes somáticas dependem da extensão e suas dimensões.A dança, o canto e a música são artes germinais por excelência; a pintura, a escultura e arquitetura são artes somáticas.O realismo é sempre somático, mas intensas, expressionistas, são as artes germinativas.As artes somáticas impõem um limite; as artes germinativas, como a própria vida, afirmam e expressam sempre um deslimite.O cinema atesta que em todo soma há um germen que o tornou possível, dado que os fotogramas são o corpo, o soma, do germen da luz.A poesia tem uma origem germinal, a despeito de toda redução somática concretista ao corpo da letra ou ao do som.A lei é soma, mas a justiça é sempre germinativa: nasce dela mesma, e não das circunstâncias.Soma é a família, porém germen é o amor.Em descargas somáticas se consuma o prazer, mas  o germen do desejo sempre brota de si mesmo.O tempo cronológico é a soma, ou o soma, dos dias que se vão; todavia a duração é o germen da eternidade multiplicando cada acontecimento, fazendo-o permanecer.A filosofia possui seu corpo de doutrinas, seu soma de Súmulas e Tratados, contudo germinal é o filosofar.O significante é somático; germinal é o sentido.A posse das coisas  pode dar corpo às nossas alegrias, mas o germen da felicidade muitas vezes germina no despossuir-se em generosidade.









Nenhum comentário: