quarta-feira, 27 de maio de 2015

a fortaleza em espinosa



A palavra “fortaleza” nos faz imaginar algo cercado por muros espessos e elevados :no alto dos muros sentinelas montam guarda contra invasores e inimigos. Em tais fortalezas os homens guardam tesouros ou bens que querem proteger de usurpadores.
Ao falar das virtudes, Espinosa enfatiza uma delas em especial: a fortaleza.Mas a fortaleza em Espinosa não se constitui de muros ou cercas.Ao contrário, ela possibilita caminhos, agenciamentos.
As virtudes se distinguem das paixões. Estas nascem quando a alma padece.Este padecer pode gerar ódio ou amor, tristeza ou alegria.O padecer gera ódio e tristeza quando imaginamos que algo de exterior nos nega, ou mesmo algo de interior, quando o que nos nega somos nós mesmos.Quando imaginamos que algo nos nega, nasce uma tristeza em nossa alma.Há vários modos de imaginar que algo nos nega:podemos imaginar que ele não reconhece nossas qualidades, ou que as inveja, ou que as quer roubar,ou que as tenta diminuir, zombar, ridicularizar, difamar...Imaginamos que a única maneira que temos de nos proteger de tal destruição que nos ameaça é odiando aquilo que imaginamos nos odiar, é destruindo aquilo que imaginamos querer nos destruir.Ao ódio recebido ou imaginado, devolvemos com ódio efetivo. Pois quando devolvemos o ódio não o fazemos apenas imaginando:o   devolvemos falando mal do outro, pensando mal do outro ou mesmo lhe fazendo mal, direta ou indiretamente.Assim, mesmo que aquele que imaginamos  nos odiar não nos odeie de verdade, reagiremos como se assim o fosse. E o objeto de nosso ódio também poderá nos odiar, e agora de verdade, e não apenas em nossa imaginação.Ou seja, um ódio nascido da imaginação se torna um ódio de verdade, sem que se possa discernir um do outro. Pois quando o ódio nasce da imaginação ele já é uma verdade para aquele que assim imagina e sofre.
A imaginação se caracteriza por tornar presente o que é ausente.Toda imagem que ocupa presentemente a alma depende da imaginação.Quando nos lembramos de algo que aconteceu o fazemos tornando presente à nossa mente uma imagem, e esta imagem presente é mais imaginação do que memória. Mas também quando imaginamos que alguém nos ama ou odeia, assim o fazemos tornando presente uma imagem em nossa mente: a imagem do amor ou do ódio vinculado a determinada pessoa ou coisa.Quando um boxeador golpeia seu adversário ele não o faz movido por ódio, pois ele não vincula à imagem presente em sua mente o sentimento do ódio.
Mas o padecer também pode ser de alegria. Padecemos da alegria quando imaginamos que algo de externo nos ama.Imaginamos que ele nos quer bem, que fala bem de nós, que nos valoriza, que quer nossa amizade, que reconhece nossas qualidades, enfim.Ao imaginarmos que alguém ou algo nos ama, sentimos alegria.E dessa alegria sentida reagimos devolvendo amor.Mas se imaginarmos que aquele a quem damos amor rejeita esse amor que damos, podemos nos sentir diminuídos, negados, e assim novamente nasce o ódio, ódio este nascido do amor.Este ódio será tão grande quanto era o amor ofertado.
Assim , diz Espinosa, embora seja melhor amar do que odiar, o esperar ser amado em troca do amor que damos pode gerar o sentimento contrário do ódio.Tais são as armadilhas do padecer, do reagir.
As virtudes não são um padecer, elas são um agir. Elas não são paixões, elas são ações.Toda virtude é um agir.Padecemos quando aquilo que fazemos se explica mais por outra coisa do que por nós mesmos. Um exemplo: quando está bêbado um homem diz e faz coisas que se explicam mais pela bebida do que por ele mesmo. Passado o efeito de tal padecer, o homem poderá se arrepender do que disse ou fez naquele estado.O que vale para o estado de embriaguez vale para todos os padeceres de que sofremos.Muitos imaginam que somente conseguem fazer coisas sob o efeito da bebida, ou seja, imaginam que ser livre é fazer coisas que depois poderão se arrepender.O agir acontece quando aquilo que fazemos se explica mais por nós mesmos do que por outra coisa.Não que a ação nasça apenas de nós mesmos, de nossa vontade ou ego. Algo que fazemos se explica por nós quando nos tornamos capazes de fazer uma ideia adequada de nós mesmos, daquilo que desejamos.A fortaleza é uma virtude.As paixões têm contrários: o ódio é o contrário do amor, a tristeza é o contrário da alegria, e na vida podemos passar de um afeto contrário a outro, e isto em relação a um mesmo ser :aquele que antes amávamos, hoje odiamos; e aquele que antes odiávamos, hoje amamos. Esse vai e vem da alma de um afeto ao seu contrário chama-se exatamente flutuação ou volubilidade. Mas das virtudes ou ações não há contrário: a não ação não existe.Por exemplo, o mero não beber não cura o viciado do amor à bebida.O que é a alegria? A experiência de que nosso poder de agir aumenta. O que é a tristeza? A experiência de que nosso poder de agir diminui.Desse modo, por detrás de tudo está o nosso poder de agir. Nas paixões, ele flutua ao sabor dos encontros que fazemos, e assim nos torna inconstante.Conquistamos a virtude quando nos assenhoramos não das coisas, mas do nosso poder de agir.E o primeiro poder de agir que devemos nos apoderar para sermos livres é o poder de pensar: o pensar tem como potência ou virtude o compreender.Quanto mais a mente compreende, menos ela padece. E dessa compreensão nasce uma alegria que não é um padecer , mas um agir, alegria esta da qual somos causa: somos causa para nós e para os outros, na medida em que agiremos para auxiliar os outros para conquistarem sua alegria própria, e não invejar a nossa.
A fortaleza é uma virtude ético-clínica.Ela fortalece a alma . É ligando-se à saúde que a alma se fortalece, e não lutando contra a doença.A maior doença é o ódio, não tanto o que se imagina receber quanto aquele que de fato se dá.
A fortaleza possui duas metades: firmeza e generosidade.A firmeza é a fortaleza para conosco. Ser firme consigo não é odiar-se como se fôssemos uma criança irresponsável. Ser firme consigo não é ser para si um sargento ou general, como se fôssemos também um soldado.Ser firme consigo não é odiar-se.Quando busca o sol, a planta é firme consigo.O passarinho somente voa e vence o medo de largar o ninho quando é firme consigo.O viciado somente se liberta do vício quando é firme consigo. Somos nós mesmos que temos que ser firmes conosco, não um carrasco, não um pastor, não um general, e jamais seremos firmes conosco sendo para nós mesmos um pastor, um carrasco ou um general.Ser firme consigo nasce da liberdade para consigo.Ser firme não é ser rígido.Ser firme não é impor-se mandamentos ou cartilhas.Ser firme é vencer em si a flutuação que vai do amor ao ódio, e do ódio ao amor.
A generosidade é a fortaleza compreendida a partir da nossa relação com os outros.A firmeza é a fortaleza relacionada a nós mesmos, a generosidade é a fortaleza referida aos outros.Ser generoso não significa diminuir-se diante dos outros, tampouco aumentar os outros.
As palavras “generoso”, “gerar” e gênese têm uma origem comum. Todas têm relação com a palavra “nascer”.O generoso é aquele que faz nascer algo, o faz nascer por uma partilha, por fazer participar o outro de algo, e não apenas ele.O generoso faz nascer algo comum entre ele e o outro, mesmo que esse algo comum seja a capacidade de errar ou acertar.Ele também se esforça para fazer nascer no outro a capacidade da compreensão, para que assim ambos a partilhem.Assim, o generoso não é exatamente quem dá dinheiro, ou que dá algo na esperança de receber algo em troca. Partilhar não é exatamente emprestar ou dar. Pois ele não dá o que é exclusivamente dele, e é por isso que aquele que partilha também recebe, e é grato àquele que lhe permite ser generoso.Quando o juiz julga a partir da lei, e não segundo o ódio, ele partilha a justiça com o réu, e é generoso com este.Ele destrói no réu apenas aquilo que o diminui.A justiça não é posse exclusiva do juiz . A justiça não é posse, mas partilha.E toda partilha pressupõe um encontro, uma relação.A amizade não é posse de Pedro ou Paulo, mas aquilo que faz nascer Pedro e Paulo como amigos.A generosidade não é um perder ou um ganhar, mas um ser, um agir, um causar.

Segundo Espinosa, a fortaleza se torna mais forte quanto mais compreendemos , quanto mais a mente se torna virtuosa. Todavia, mesmo que não possamos tornar isso efetivo pela força exclusiva da mente, devemos usar ao menos a memória, para assim não nos esquecermos do que preconiza a fortaleza: firmeza para consigo, generosidade para com os outros, e não rigidez para com os outros e benevolência para consigo.


Obs.:
Espinosa é tão singular que tanto os racionalistas quanto os românticos reclamam sua herança.Sozinhos, entregues a eles mesmos, racionalistas e românticos são inimigos mortais: os racionalistas zombam dos românticos dizendo que eles sonham de olhos abertos,ao passo que os românticos acusam os racionalistas de engendrarem teorias insones.
 Os racionalistas usam Espinosa como arma para acuarem os românticos; os românticos se valem de Espinosa como escudo para se protegerem do ceticismo pragmático dos racionalistas. 
Os racionalistas  tomam Espinosa como uma espécie de “homem de gelo”, enquanto  que os românticos o exaltam como o precursor deles , sendo Espinosa, para eles,  a alma mais sensível que já existiu, cuja intuição do absoluto é sol que derrete toda frieza .
Sabe-se que Goethe ficou meses sem sair de casa, tomado que estava pela leitura da Ética : quando enfim saiu, o mundo já não era mais, para ele, o mesmo, pois já não era o mesmo o próprio Goethe:ele entrou em casa como homem da razão que até então era, a folhear com curiosidade acadêmico-erudita a obra do filósofo, e de lá, da casa e de si mesmo,  saiu ele poeta , com outra alma nova a morar em seus olhos.
 Muitos detectam uma inspiração espinosista ( ou  daquilo que Goethe pensa ser Espinosa...) nos célebres versos do poeta alemão: “Por mais longe que a razão nos leve, leva-nos mais longe o coração”.

Nenhum comentário: