domingo, 29 de setembro de 2019

- o fazedor de amanhecer


Nietzsche dizia que o filósofo é semelhante ao galo que , no meio da noite cerrada, canta a manhã nova que vem. Enquanto muitos dormem e, de olhos fechados, apenas sonham um novo dia , o filósofo abre os olhos no meio da noite e, sem desesperar de sua solidão, canta com estranha alegria o novo dia antes mesmo que haja dele algum sinal ou clarão.
Hegel achava que o filósofo é como a coruja que vê no escuro. Pois quando se extinguem as certezas do dia claro e tudo escurece deixando todos cegos , é nesse momento que a coruja desperta e se faz guia na escuridão do ocaso.
Deleuze e Cláudio Ulpiano comparam o filósofo ao tordo. Este passarinho canoro canta singularmente diante de dois acontecimentos do dia: quando o sol morre e quando o sol nasce. Ora seu canto é despedida do passado, no fim da tarde, ora é saudação ao futuro, no raiar da aurora. Seu despedir-se do sol que morre não é um lamento, é um agradecimento por ter existido aquele dia, não importando o que nele aconteceu. Seu saudar o sol que nasce não é otimismo ou esperança, é gratidão por haver novo dia , não importando o que nele aconteça: seu canto é luz que também faz amanhecer...Mas o poema que o tordo canta também o põe sob risco: a soturna ave de rapina que o preda  fica à escuta. Apesar disso, o tordo não cala: afirma sua liberdade e canta à vida, como o libertário diante do fascista.

                                                                                                                                             
-link para  vídeo de um trabalho escolar sobre o poema “O fazedor de amanhecer”, de Manoel de Barros.  Realizado por alunos do Colégio Objetivo . Rio Brilhante – MS:

Nenhum comentário: