quarta-feira, 4 de setembro de 2019

o xará...


Quando eu estava para nascer, meu pai chegou em casa e disse para a minha mãe, todo empolgado: “Já sei qual será o nome do nosso primeiro filho!” Minha mãe apenas pôs a mão na cintura e perguntou, reticente: “Qual nome?” E meu pai respondeu: “Amarildo!”. Minha mãe desaprovou usando  apenas a expressão de seu rosto, meu pai riu amarelo e nem insistiu...Nada contra o nome “Amarildo”, mas meu pai , que era fã de futebol, escolheu esse nome em razão de um jogador muito famoso à época. Até que minha mãe, procurando por um nome,  leu em um livro o nome “Elton”. O tal livro assim explicava a origem do nome: “Havia na mitologia céltica uma cidade mítica chamada ‘Ella’. Essa cidade tinha por característica o respeito irrestrito à igualdade e dignidade de seus cidadãos. Assim, ‘Elton’, dizia o livro, significa: aquele que veio de Ella”. Confesso que gostava da origem do meu nome. Mas fiquei honrado mesmo quando descobri, na adolescência, que havia um grande poeta popular, parceiro de Cartola, que também se chamava “Elton” : o  Elton Medeiros. E mais feliz ainda com o nome fiquei quando descobri que meu xará  também era parceiro e amigo de Paulinho da Viola. Hoje faleceu meu xará. Para Ella retorna seu  morador poeta, mas ele nos deixa sua poesia   para nos inspirar na luta por  uma Ella também aqui.












Nenhum comentário: