quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

a casa de espinosa

(Vermeer, Vista de Delft, 1660/1661)


Do ponto de vista arquitetônico, um prédio, uma casa, é como uma caixa: possui quatro lados, dos quais o da frente é a fachada. Esta é como um rosto, uma face: é na fachada que a casa ganha uma dimensão expressiva. Na visão barroca, visão esta compartilhada por Espinosa, a fachada não era considerada como mera parte externa da casa: a fachada era vista como a face interna da rua, entendida a rua como o espaço do comum.A fachada-face da habitação barroca trazia a expressão de um rosto que não era determinado apenas pelo mundo de dentro, subjetivo e privado ( o interior da casa), pois tal rosto era a expressão da relação entre a esfera privada e a pública, entre o subjetivo e o político,enfim, entre o habitar e o ser.Daí a fachada da casa barroca ser uma superfície expressiva na qual se via arte.
Hoje, construídos em vidro e alumínio, a face dos prédios se tornam espelhos que refletem outros prédios espelhados.Cada um devolve para o outro o mesmo reflexo de um outro reflexo, nos quais não se vê um rosto, apenas a máscara sem identidade do Capital: os prédios que sobem aqui são os mesmos que se elevam em Boston , Cairo ou Pequim. Os prédios envidraçados espelham outros prédios envidraçados nos quais  se veem, deformados, os mútuos reflexos :e é assim que se cria a norma e o padrão de   tais obras sem memória. A superfície remete à outra superfície, sem outro conteúdo a não ser nada deixar escapar à função e à forma.
Enquanto as construções góticas, tais como se vê nas catedrais, queriam ser elevadas para assim se aproximarem do céu em que acreditavam , sobem os prédios modernos cada vez mais alto, mas para quererem do céu serem os donos. Tal como os antigos colonizadores expulsaram da terra os índios, os neocolonizadores do céu "pós-moderno" esvaziaram-no  dos mitos, da filosofia e da poesia, e especulam sobre o vazio criado, tal como o especulador agrícola contabiliza  a terra da qual ele arrasou a floresta. E, para tal ,competem , “empreendem”, “focam”, “agregam valor”, “batem metas” ; e fazem crescer a indústria da segurança e das armas, bem como o lastro de "oportunidades" da indústria farmacológica cujo carro-chefe são os medicamentos tarja-preta .
À altura em que esses espelhos de espelhos sobem, não mais se pode refletir a imagem do homem.







Nenhum comentário: