sábado, 11 de maio de 2013

evento: lançamento do livro do Professor e Filósofo Cláudio Ulpiano

Mestre na filosofia de ensinar Deleuze para todosPor: Hugo Pernet/ Foto: Weiler Filho
Tese de doutorado de Claudio Ulpiano vira livro, que é lançado no auditório B8, após 14 anos de sua morte


x-alunos, amigos e familiares prestigiaram debate sobre vida de Ulpiano
x-alunos, amigos e familiares prestigiaram debate sobre vida de Ulpiano


Jovens e idosos disputam uma cadeira para se sentar. A sala do auditório B8 ficou lotada, no dia oito de abril, para o lançamento do primeiro livro, Gilles Deleuze: a grande aventura do pensamento, do professor e filósofo Claudio Ulpiano. Após 14 anos da morte do professor, o encontro lembrou as concorridas aulas na Uerj, na UFF e em cursos no Rio de Janeiro, ministradas por Ulpiano, inovador na filosofia de lecionar, desde 1978.

– Eu encontro alunos do Claudio que até hoje me dizem: “Ele mudou a minha vida” – afirma Silvia Ulpiano, mulher de Claudio e responsável pela organização do livro, resultado da tese de doutorado do filósofo, defendida na Unicamp.
Sempre com a sala cheia, Ulpiano dava aula para alunos de diversos cursos. Elton Luiz Leite de Souza, professor da UniRio, conta que, nos anos 80, um amigo, estudante de sociologia, o convidou para assistir a uma aula “imperdível” na Uerj, onde ele cursava filosofia. Desde então, começou a frequentar as aulas de Ulpiano, que, segundo ele, “mesclavam intuição poética belíssima com rigor conceitual filosófico”.
– Ele mostrava a importância da filosofia também para os não filósofos. Com preocupação pedagógica no diálogo, o Claudio atraía estudantes de comunicação, direito, engenharia, sociologia, cinema – ressalta Souza.
O cantor e compositor Paulinho Moska foi convidado por um amigo para ir às aulas de Ulpiano, em um curso no Jardim Botânico. Naquela época, Paulinho já havia lançado o primeiro CD. Após convivência com Ulpiano, o cantor diz ter “encontrado um caminho de busca através das palavras e dos sentidos”, para compor as faixas do segundo disco.
– Eu acabei resultando em um compositor de música popular que pretende também fazer com que o ouvinte se force a pensar – argumenta Paulinho, que gravou a música Gotas de tempo puro, com refrão escrito por Ulpiano: Choveu sobre mim/ Gotas de tempo puro/ Trovoadas de passado/ Relâmpagos do futuro.
Em 1995, após convite de Paulinho, o compositor e músico produtor Sacha Amback assistiu à primeira aula de Ulpiano. Para ele, a sala ficava muito cheia, por isso visitava o professor depois dos encontros no cursos livres. Ulpiano tinha a vida restrita ao estudo da filosofia, não frequentava “lugares comuns”, mas, segundo Silvia, gostava de cinema, música, teatro e dança. Sacha, então, se aproximou do filósofo pela afinidade artística:
– Ele tinha um piano na sala da casa, onde eu ficava tocando canções de uns compositores que eu gostava - descreve Sacha, que foi aconselhado por Ulpiano a compor letras de música a partir da leitura dos textos do filósofo Deleuze.
Fundado por Silvia, em 2005, com verbas públicas de Macaé, cidade natal do filósofo, o Centro de Estudo Claudio Ulpiano tem o objetivo de preservar e de divulgar o trabalho do professor. O material, disponível no site www.claudioulpiano.org.br, é organizado a partir de gravações de áudio e de vídeo doadas por ex-alunos.
– No lançamento do livro, tinha uma garotada de 20 e poucos anos que o conhecia via internet, pelo Centro de Estudo Claudio Ulpiano – analisa Souza. - Isso mostra a importância do Claudio para as novas gerações, no mundo de hoje.

Nenhum comentário: