segunda-feira, 15 de julho de 2019

manoel de barros, deleuze , guattari e as "ferramentas de pensar"





(trecho de  capítulo escrito por mim no livro acima.  Nome do capítulo: "Manoel de Barros e a desfilosofia)

Pop’filosofia: o gosto desfilosófico

O professor de português ensinava, por exemplo, que o pensamento é uma redundância que devemos evitar para bem escrever. Então eu lia no clássico Bernardes: Ele é preciso que as almas ardam. Via que se não houvesse o ele pleonástico, a frase não teria beleza. Ele é preciso que as almas ardam: que lindo! É preciso que as almas ardam afirma a mesma coisa, mas a frase não encanta. Essa era a manifestação de um gosto. É como andar de costas. Penso agora que aquele gosto teria sido a primeira manifestação do ser poético em mim. 
Manoel de Barros

Os conceitos não estão na cabeça: são coisas, povos, zonas, regiões, limiares, gradientes, calores, velocidades.
Deleuze


Muito já se escreveu acerca da filosofia e sua relação com a linguagem. Observou-se que as filosofias que enfatizam valores como estabilidade, fixidez, identidade, forma, etc., tendem a exaltar uma determinada classe de palavras: o substantivo. Aristóteles, por exemplo, acreditava em um isomorfismo entre a linguagem e a realidade: o substantivo é, na linguagem, a representação de uma substância que existiria fora da linguagem. Por outro lado, filosofias que priorizam a mudança, a fluidez, o devir, põem em destaque os verbos. Os estoicos vêm à frente nessa postura, como pensamento que ousa dizer o acontecimento[1].
Deleuze e Guattari introduzem uma nova percepção nessa relação entre o pensamento e sua expressão linguística. Além de termos que expressam mudança, eles mostram a importância de determinadas partículas menores da linguagem, que passam quase sempre imperceptíveis ao olhar meramente analítico. Tais partículas não possuem, nelas mesmas, sentido; porém mudam o sentido de um substantivo quando o acompanham. Tais partículas não expressam mudanças ou ações como as que indicam os verbos; suas mudanças ou transformações são de outra ordem. Essas partículas são os prefixos. Quando acompanham um conceito filosófico, os prefixos devêm autênticas “ferramentas de pensar”: “Quem não tem ferramenta de pensar, inventa”[2].




[1] Deleuze, Lógica do sentido.
[2] Manoel de Barros, “O fazedor de amanhecer”. Poesia completa, São Paulo: Leya, 2010, p. 473.

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