domingo, 7 de outubro de 2018

os lobos...


Os piores inimigos da democracia, segundo os gregos, não eram os Persas. Os piores inimigos da democracia estavam na própria Grécia. A democracia é, antes de tudo, uma visão do homem e do poder. O pilar da democracia era a seguinte ideia: o homem é um “animal político”, um “ser da pólis”. A palavra “pólis” é mais do que a mera cidade enquanto espaço físico.  A pólis é a  comunidade humana  na qual quem é comandado também comanda, diretamente ou por intermédio de um representante seu, que pode ser destituído caso não respeite as regras estabelecidas em comum. Os inimigos da democracia não aceitavam tal “igualdade natural” entre os homens. Para esses inimigos, o homem não seria um ser  capaz de autogovernar-se ; o homem seria, segundo eles,  um “animal de rebanho”. Como todo animal de rebanho, o homem precisaria de um “pastor”. É o pastor quem ordenaria  o que o homem deveria fazer, pensar, dizer, enfim, ser. Sem o pastor, o homem se perderia.  “Liberdade é maldição”, apregoa o pastor que governa o rebanho não por eleição ou escolha, mas devido à pretensa desigualdade natural dos homens: a maioria nasceu para ser rebanho, enquanto uns poucos, os “eleitos”, nasceram para ser pastor. Ao ouvir certa vez um defensor de tal “servidão natural” , um filósofo indagou: “na democracia, podemos destituir um mau governante, mas o rebanho não pode destituir um mau pastor. Na democracia, é a defesa da liberdade e da justiça o que une os homens livres; já o pastor mantém  o rebanho  unido  fomentando o medo e o ódio aos lobos. Mas  o pastor cuida do rebanho  porque tem um interesse que escamoteia : ele quer   tosquiar o rebanho  e depois vender sua carne no mercado.  Quem é o pior predador: o que preda apenas o corpo , como o lobo, ou o que preda o corpo e a alma?” . Ameaçando, o antidemocrata perguntou: “qual teu nome!?”  O filósofo respondeu: “Sou Diógenes, a quem chamam ‘Cão’, pois farejo toda espécie de lobo: os que uivam  e os que falam, os de verdade e os dissimulados ”.



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