segunda-feira, 3 de julho de 2017

lhasa (2)




Em Breve Este Espaço Será Muito Pequeno
(Lhasa)
Em breve este espaço será muito pequeno
E eu vou lá para fora
Para o enorme Iado de fora
Onde o vento selvagem sopra
E as estrelas frias brilham

Vou colocar o meu pé
Na estrada da vida
E ser levada daqui
Para o coração do mundo

Eu vou ser forte como um navio
E sábia como uma baleia
E eu vou dizer as três palavras
Isso vai nos salvar a todos
E eu vou dizer as três palavras
Isso vai nos salvar a todos

Em breve este espaço será muito pequeno
E eu vou rir tanto
Que as paredes desmoronem

Eu vou morrer três vezes
E nascer de novo
Em uma pequena caixa
Com uma chave de ouro
E um peixe voador
Vai me deixar livre

Em breve este espaço será muito pequeno
Todas as minhas veias e ossos
Serão queimados a pó
Você pode jogar-me em
Uma panela de ferro preto
E a minha poeira vai dizer
O que o meu corpo não vai

Em breve este espaço será muito pequeno
E eu vou lá para fora
E eu vou lá para fora


***   ***   ***


"De certo modo , a criança morre para que nasça o adulto dela, mas a criança continua no adulto. E o adulto morre para que nasça o idoso dele , porém o adulto continua no idoso. Nenhuma morte é fim absoluto, talvez nasça outra coisa do que éramos, talvez continuemos naquilo que nascerá de nós".
(Espinosa)



“Esta é uma história que me contou meu pai. Meu pai era um homem muito filosófico.
Segundo ele me dizia, quando somos concebidos surgimos no ventre de nossa mãe como uma pequena luzinha, uma luzinha suspensa no espaço imenso, sem som  nenhum ,  completamente escuro,  e o tempo parece não existir aí.  Esse espaço se assemelha a  um oceano de escuridão. E então, ainda dentro do ventre,  nós crescemos, continuamos a crescer e crescer ,lentamente , e começamos  a sentir e  tocar as coisas e  as paredes do  mundo em que estamos. Sentimos seus limites.
Depois, começamos a ouvir sons e a ter sensações  vindas de fora daquele mundo.
Quanto mais aumentamos dentro do útero, mais a distância entre nós e o mundo exterior se torna menor ,  mais pequena.
E este mundo em que estávamos dentro, que parecia tão grande e tão infinitamente acolhedor, vai tornando-se  muito desconfortável, pequeno para nós. Então,  temos força para nascer.
O  nascimento é tão caótico e violento , que se tivéssemos consciência àquela época diríamos que o nascer seria, na verdade, um morrer. Imaginaríamos que o nascer seria a morte, o fim da vida.
Mas o nascer é uma surpresa, pois  aquilo que parecia um fim, era um começo.
Quando somos crianças, o mundo parece infinitamente grande e o tempo parece infinitamente longo. Mas, então, continuamos  a crescer e a aprender a usar os nossos sentidos.
E aprendemos como sentir  novamente os contornos do mundo em que estamos, sentimos de algum modo os seus limites. E, às vezes,  misturados com os sons e sensações deste mundo podemos ouvir os  sons e sentir a sensação de choque vindo de um outro mundo.
E que esse outro mundo nos  mostra que este mundo onde vivemos agora não é a vida toda, pois sentimos como se algo acontecesse do outro lado da parede muito fina que nos separa. Por um longo tempo podemos esquecer-nos dessa experiência. Porém, de repente, ela vem novamente.

Dentro do útero desenvolvemos órgãos que ainda não podiam ser usados. Eles já estavam em nós, mas ainda não estava diante de nós a realidade para a qual eles foram criados. Talvez haja em nós , depois de nascidos, outros órgãos semelhantes , órgãos já nascidos, que captam, ainda que confusamente, sensações de outro mundo”. (Lhasa de Sela)







Para Chegar Ao Teu Lado
                          
graças ao teu corpo dou
por haver me esperado
tive que me perder para
chegar até o teu lado

graças aos teus braços dou
por haver me alcançado
tive que me distanciar para
chegar até o teu lado

graças às tuas mãos dou
por haver me suportado
tive que me queimar
para chegar até o teu lado





Nenhum comentário: