sábado, 25 de janeiro de 2014

carpe diem





O excesso de ciência, 
tanto quanto o de ignorância,
desemboca em negação.

Balzac

Na ciência, a experiência é considerada como um pequeno momento de “abertura” à realidade, realidade esta que se quer conhecer e determinar. Nessa abertura, nesse “encontro”,  a razão procura confirmar suas hipóteses,hipóteses estas que ela cerziu e matutou em seus silolóquios consigo mesma, ávida por desfazer suas dúvidas : ela tem  a pretensão, a racional pretensão,  de erigir  certezas, regularidades , evidências, leis,isto é, um mundo controlável,previsível,dominável,enfim, “desencantado”.
Na filosofia e nas artes,não se procede por “experiência”, e sim por experimentação. A experimentação  é o acontecimento que abre o pensamento  àquilo que não pode ser circunscrito, limitado, cercado.A experimentação descobre uma forma muito singular de encantamento.
A experimentação  é abertura radical ao encontro. A experimentação cura o pensamento de sua loucura por  hipóteses e interpretações a priori . A vida não é uma hipótese,ela é uma matéria a experimentar e inventar. A experimentação não é apenas um momento de abertura; diferentemente,ela é abertura  que não pode ser medida por momentos,por mais longos que sejam do ponto de vista do relógio: a experimentação dura intensamente como afeto pelo incomensurável,posto que infinito. Ela é visão intuitiva  da paisagem absoluta.
A experiência científica  pode ser produzida e reproduzida em laboratórios,sempre ao redor de um objeto; ela pode ser suscitada em um ambiente artificial , ou acadêmico, passível de controle,visando minorar os riscos, as decepções,os insucessos, as perdas. Já a experimentação poética,tal como o terceiro gênero de conhecimento de Espinosa, prescinde de objeto, faz-nos agentes. Tudo pode ser laboratório para ela: a perda,o insucesso, a dor, o cotidiano, o risco...mas também a alegria,o amor, a coragem...A experimentação poética não existe para confirmar fórmulas,mas para dar sempre nova forma ao informulável,ao impensável,ao sublime.
Na filosofia se  diz “anipotético” o que existe para além de toda hipótese ou dúvida. Não se atinge o anipotético  fazendo proliferar as hipóteses sobre ele.Como ensina Bergson, as hipóteses se acercam do objeto, circundam-no,medem-no, mas nunca entram, de um salto, em seu interior,ao passo que o anipotético constitui o íntimo do ser do qual o objeto é só um invólucro. As hipóteses,ou as dúvidas,não são escadas para se atingir o anipotético, assim como não é subindo incontáveis degraus de uma escada que,chegando lá encima , se aprenderá a voar .Aliás,os degraus da dúvida são sempre de descida ou  subida, vez que conduzem ao  cético pragmatismo ou ao ascético idealismo; mas o voar,sobretudo o “voar fora da asa”,  começa sempre no chão,assim como a experimentação se inicia no horizontal  desejo, e não na vertical razão.
O anipotético não existe para desfazer  as hipóteses, assim como a luz não existe para negar a escuridão,mas para afirmar a ela mesma: é afirmando a si mesma que  a luz  já desfaz a escuridão . Não é negando esta última que a luz  afirma o que ela já é,pois se assim fosse, teríamos que supor que a escuridão existe tal como existe a luz.Mas a escuridão é tão somente a ausência da luz; logo, a luz não existe para negar sua ausência,mas para afirmar sua presença. Nesses assuntos, diz Espinosa,não há debate ou persuasão: basta abrir os olhos para ver,sobretudo os olhos do espírito.O que vale para a luz, vale para o conhecimento: este não é um negar a ignorância,mas o afirmar a si mesmo como aquilo que desfaz toda  ignorância,sobretudo a ignorância de um conhecimento apenas hipotético.
O anipotético não vem depois de esgotarmos as hipóteses,ele vem antes, assim como o dia vem antes da noite,pois a noite , a noite poeticamente experimentada, pode ser  o momento no qual  ligamos a Terra à luz dos infindáveis dias   que se irradiam de cada distante estrela que vemos no céu, pois cada uma delas é um sol que só conhece dia, o dia que ela mesmo produz. Sol e estrela são dois nomes pelo qual atende o mesmo acontecimento ao mesmo tempo físico e espiritual, corpo e idéia.
Dessa maneira, o dia assim polifonicamente  experimentado ,dia este do qual o do nosso sol é uma expressão finita ,  este Dia infinito e multifacetado  não é aquele que passa junto com as  horas e se opõe à noite, como Apolo a Dioniso; diferentemente, este Dia poeticamente multiplicado por sóis inumeráveis é o  do carpe diem : dia ilimitado ,  agenciamento de Dioniso-Apolo. Este Dia pode ser experimentado em cada dia , fendendo os limites deste, e nos deixando ver   sua  potência e  forma sem limites,sem contornos,posto que em processo,”fontanamente”, como diria Manoel de Barros.Assim experimentado, cada parte desse Dia é sempre  uma Aurora, como dizia Nietzsche.
O Cristo de Espinosa é expressão amorosa desse Dia, desses infinitos dias que  mesmo sob a noite se pode ver , desde que não faça noite na alma que olha, pois é desta última noite que se vale Mefistófeles em seus   serviços  sempre noturnos,mesmo que oferecidos em pleno  meio-dia.Só há noite na alma que odeia.
 É o anipotético que é primeiro, não o hipotético. A verdade que a ciência hipotética alcança sempre vem depois da dúvida, depois da crítica. A “verdade” anipotética é idêntica à experimentação , ela é inseparável do sentido que a expressa e afirma ( que, além de crítico, é também clínico). 
Há sempre uma angústia que acompanha os seres que creem nas hipóteses e na precedência da dúvida em relação à verdade, da  escuridão em relação à luz. Mas nem sempre esta verdade alcançada pelo racionalista  se torna apta para curar suas angústias: não raro, as aumenta, para o deleite e préstimos de Mefistófeles. 
O conhecimento do anipotético é inseparável de uma experimentação poética da qual nasce um afeto de alegria  que não duvida de si mesma,por mais simples,discreta  e modesta que seja. 










Nenhum comentário: