quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

das virtudes e dos vícios...


Foram os gregos que criaram a noção de virtude. A virtude é um tema no qual política, ética e educação  misturam suas fronteiras. A palavra “virtude” aparece pela primeira vez no poeta Homero. “Virtude”  vem de “vis”:  “força”. Não a força física, mas a “força em potencial” que nasce da corda tensa do arco. A virtude, tal como o arco tenso, é uma força que sempre impulsiona para frente: o arco impulsiona   flechas, a alma virtuosa tem força para lançar longe suas  ações ou palavras,  educando pelo exemplo. O contrário da virtude é o “vício”: enquanto   a virtude fortalece o caráter ( “ethos”) , o vício o enfraquece e corrompe. Os vícios são de duas espécies: ora ele é a ânsia  de acúmulo, como na ganância, ora ele é carência ou falta, como na covardia. A  virtude, não importa qual, é a “justa distância” entre a falta e o acúmulo. Por exemplo, o pensar é uma virtude. Mas a pretensão de se achar conhecedor de tudo  gera o “sofista”, que só na aparência parece um pensador. O sofista  tem o vício de acumular retóricas  como o banqueiro egoísta  que acumula capital: a serviço da ganância egoica. O pensar, ao contrário, é sempre produtivo e se partilha generosamente, potencializando o coletivo. O vício da falta de pensamento se chama “ignorância cheia de si”, e que nada tem a ver com  a ausência de estudos  de quem não teve a oportunidade de ir à escola ,  porém  se esforça para compreender o mundo. A “ignorância cheia de si” nada sabe do esforço que envolve o autêntico aprender e vive a vociferar opinião rasteira e intolerante    sobre tudo, além de não saber ouvir quem pensa diferente  . As redes sociais deram voz e voto a tal ignorância, e o resultado todos estamos vendo: há uma estranha cumplicidade entre os dois tipos de  vícios no ódio ao pensar libertário,  de tal modo que a “ignorância cheia de si” demoniza  o pensar e cultua   “Gurus-Sofistas” ( como o Olavo...). A “ignorância cheia de si” deste governo  é uma séria ameaça ao   pensamento e ao seu despertar  na educação das crianças. 
                                                                                                            
( foto: um dos momentos da “Aula Magna” , praticamente às moscas, do ministro da educação , que passa boa parte da “aula”  demonizando o “anarquismo”)


Nenhum comentário: