terça-feira, 8 de outubro de 2013

Anarquismo como micropolítica



Odeio tanto seguir como ser seguido:
para me acompanhar aonde vou
é preciso aprender a amar andar ao lado.

Nietzsche


"Anarquia"= "an-arqué". Um dos sentidos de "arqué" é "comando". A anarquia é um não-comando; "não" como crítica, e não como mera reação à existência de um comando. Sobretudo, a anarquia é uma crítica a um "comando externo", que se coloca acima dos comandados. Assim, criticar o comando é criticar também os mecanismos que nos tornam "comandados", e não apenas pelo Estado.O poeta  por exemplo, como afirma Manoel de Barros,é aquele que escapa aos comandos homogeneizantes da gramática.
Mas a crítica ao comando externo é o resultado ou consequência de uma atitude que a precede.Esta atitude não é negativa, ela não é um destruir, mas um construir:"Só podemos destruir sendo criadores", já nos ensinava o anarquista Nietzsche.Então, antes da crítica aos comandos externos que, de fora, querem nos impor modelos de como viver, devemos construir uma consistência interna, uma potência, uma saúde imanente. Assim, esse procedimento de consistência exige também uma luta, um esforço, que não se faz sem as ideias e sua força, e a força das ideias nada  tem a ver com a força física.O anarquista comanda a si mesmo não como um general a um exército, não como a bebida ao dependente, não como o pastor a um rebanho; ele se esforça para comandar, em primeiro lugar , a si mesmo, e deve se inspirar no modo como um maestro comanda uma orquestra, como um pintor comanda as tintas, como o poeta comanda as palavras, posto que, tal como essas coisas, nós somos uma multiplicidade.
Por isso, o autêntico anarquismo não é preto,branco ou cinza. Ele é multi e pluri-colorido, e em cada cor ele afirma ainda as nuances e matizes, os tons, as variações.E ainda: para pintar um quadro é preciso ter uma perspectiva.
Segundo Negri interpretando Espinosa, o anarquismo não é sistema político ou proposta de governo,simplesmente porque ele não é sistema , mas rizoma, conexão. O anarquismo não é sistema político, ele é modo de vida, ontologia, estética, poética. Ele é isso porque ele é afirmação da heterogeneidade da existência, e esta heterogeneidade não pode ser representada, dado que ela pode apenas ser vivida, experimentada, produzida.A poesia vive no "antesmente verbal", escreve Manoel de Barros; a anarquia precede a política, tal como o fazer precede o produto.
Por isso, o plano do anarquismo é sempre micropolítico, o que nada tem a ver com a macropolítica dos partidos."Micropolítica" não significa política das coisas pequenas, pois política das coisas pequenas costuma ser a prática da macropolítica."Micropolítica" é a política que não pode ser separada das práticas, sobretudo daquelas práticas que a macropolítica diz não serem práticas políticas, como as práticas de ensino, as práticas artísticas, as práticas de consumo, as práticas de prazer, as práticas culturais, etc.
O anarquismo não é discurso de um partido, ele é expressão de uma parte, de uma parte sempre heterogênea que, em sua diferença, expressa um todo. Assim, o anarquismo não é pulsão de morte contra o todo, ele é a afirmação de um todo que potencialize as partes. E este todo nunca é um partido ou um Estado, pois estes também são partes. O Estado fascista é aquele que se comporta como um todo à parte, que vive à custa da sociedade.
É na micropolítica que se luta contra os fascismos e suas várias manifestações, principalmente os micros fascismos cotidianos que infestam as práticas mais rotineiras.Mas se luta com alegria, e não com ódio. Sobretudo, nunca, jamais um anarquista pode ensejar comportamentos que alimentem  a menor confusão entre suas práticas e a de um fascista.





3 comentários:

João disse...

Grande texto, Elton!

Elton Luiz Leite de Souza disse...

Obrigado, João!

João disse...

Publiquei no Aldeão o seguinte:

"O anarquismo não é primo-irmão do fascismo"

No ótimo texto "Anarquismo como micropolítica", Elton Luiz enfatiza a alegria que permeia os princípios anárquicos, incompatíveis com as lutas movidas pelo ódio, e localiza nas micropolíticas o plano privilegiado para o anarquismo; micropolítica, no autêntico sentido da palavra, isto é, diz o autor, o sentido da política inseparável das práticas, "sobretudo daquelas práticas que a macropolítica diz não serem práticas políticas, como as práticas de ensino, as práticas artísticas, as práticas de consumo, as práticas de prazer, as práticas culturais etc." A leitura, embora ágil, é virtuosamente incômoda, porque demanda de quem lê autocrítica e reflexão. Os belos desenhos que acompanham o texto seriam ilustrações da alegria política de quem o escreveu?

Leia a íntegra: http://multitudopoesiaartefilosofia.blogspot.com.br/2013/10/anarquismo-como-micropolitica.html