quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

o arco e flecha da tribo

 

Certa vez, um antropólogo inglês visitou a tribo de um povo habitante da África. Ao entrar na habitação do pajé  da tribo , o antropólogo viu a seguinte cena:  havia uma máquina de escrever pendurada na parede, como se fosse um enfeite, um objeto artístico. O antropólogo nada perguntou ou disse. De volta a Londres, o antropólogo consultou livros e tratados para ver se achava explicação teórica para a  ação subversiva do pajé . De repente, o antropólogo  olha para a parede de sua biblioteca e vê um arco e flecha pendurados como enfeite...Então, ele compreendeu que o ato que o pajé fizera explica de forma criativa e crítica, mais do que toda teoria, o ato eurocêntrico que o próprio antropólogo fez com o arco e flecha raptados daquela cultura. Àquela época, a máquina de escrever era um dos principais frutos da inteligência técnica. Porém, o ato do pajé fez o antropólogo pensar em coisas que ele nunca pensou e  escreveu em sua própria máquina de escrever.

Graças ao ato artístico-subversivo do pajé-feiticeiro-bruxo, o antropólogo compreendeu mais acerca de seu próprio “mundo civilizado” do que lhe ensinaram os livros científicos.  Todo objeto é fruto de uma prática social-simbólica. Por trás de todo objeto, mesmo de um celular de último tipo, existe uma prática social que o mercado escamoteia ao transformar o celular , ou qualquer outro objeto, em mero objeto de culto consumista, que “humaniza” o objeto ao mesmo tempo que “coisifica” o homem. Não apenas os objetos são resultados de uma prática social-simbólica: os conceitos e ideias  com os quais pensamos o mundo e  a nós  mesmos também o são.

Cada habitante daquela tribo  era o outro do branco, mas o branco também era o outro do povo da tribo. Nem todos são brancos, mas todos são outros: o outro é o valor mais universal. É essa universalidade da Diferença o que o poder paranoico  mais teme, e é contra ela que ele quer impor seu modo de viver  homogêneo, “mesmal” ( “mesmal” é como  o poeta Manoel de Barros define a “antipoesia”). Pensar essa Diferença é  fazer dela um “devir-outro” de nós mesmos . Há  um devir-pajé-bruxo  em todo poeta, em todo libertário e pensador cujas palavras são arcos e flechas em ação de resistência e defesa da tribo, e não como mero enfeite teórico. Para conseguirmos enxergar o que nos faz humanos nessa época trevosa, na qual até a barbárie é tecnológica,  só mesmo redescobrindo em nós  o olhar ancestral que também é subversivo, crítico e  criativo.

 

“Nós, os bruxos.” (Deleuze & Guattari)




-  este livro-dicionário é uma excelente leitura : https://contrapoder.net/wp-content/uploads/2020/04/SCHWARCZ-_-GOMES-2018.-Dicion%C3%A1rio-da-escravid%C3%A3o-e-liberdade.pdf







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