sábado, 23 de junho de 2018

as imitagens...


Às vezes começa-se a brincar de pensar, 
e eis que inesperadamente o brinquedo é que começa a brincar conosco.
 Clarice  Lispector

Segundo Manoel de Barros,  toda invenção é um  exercício de  “imitagem” , ao modo de um camaleão: “Inventar comportamento” , diz o poeta,  “é ir imitando  os camaleões sendo pedra sendo lata sendo lesma” , pois  “os comparamentos matam a comunhão”.  Singularizar-se não é colocar-se como  um todo à parte,  egoicamente,  mas aprender uma forma de comunhão por imitagem, como parte de um agenciamento. A imitagem não nasce de um comparar-se para medir-se com o outro, na pretensão de ser maior ; tampouco a imitagem  é  um tornar-se mera cópia de um Modelo ou Padrão. A imitagem é a produção de uma variação por contágio , como nos ensina  a pequena menina, em sua  fabricação brincativa de um estilo . Em toda imitagem há uma   aprendizagem não escolar de uma diferença que se afirma compondo-se, em liberdade. Em sua imitagem, é a menina, e não o quadro, a obra de maior arte.
Na mito, as “Musas” são filhas de Zeus, o deus da Justiça,  e Mnemósyne, a deusa da Memória. “Museu” vem de “Musa”. Em grego, “Musa” significa  “conhecimento”. Não um conhecimento de coisa ou objeto, mas conhecimento de algo que se fez e que não pode ser esquecido. As Musas nasceram para celebrar e co-memorar ( “criar memória”) um feito de Zeus: ele derrotou as forças da barbárie que ameaçavam a comunidade . As Musas,  deusas das artes,  nasceram para nos fazer lembrar que se pode vencer a barbárie.



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