sábado, 7 de julho de 2018

fausto


É impossível um homem aprender aquilo que ele acha que sabe.
Epiteto


Mefistófeles: “ - Vim cobrar aquilo que, por contrato, você me prometeu dar.”
Fausto : “ -Mas o que lhe prometi? Assinei sem ler...”
Mefistófeles: “ - Você estava triste e acabado por dentro, embora por fora ninguém notasse. Eu lhe dei novamente vida e juventude, ainda que só em aparência, pois é só a aparência  que os homens em geral notam. Fique tranquilo,  não quero sua inteligência, quero apenas uma parte de sua alma:  seu caráter. Você continuará inteligente, ótimo com as palavras e teorias...Mas seu caráter será meu..."
Fausto: “- Serei um ‘sem caráter’?”                                               
Mefistófeles: “- Por que o espanto? Sabe aquele Senador que todos beijam a mão? Pois é ele que beija a minha em agradecimento pelos meus serviços. Sabe aquele Magistrado? Ele nunca dá uma sentença sem me consultar, ele também é meu. Sabe aquele religioso que virou prefeito e  que diz se ajoelhar diante de Deus? Mentira, é diante de mim que ele se ajoelha. Por que você resiste? Que heroísmo ético ingênuo é este? Saiba você que em minha porta há uma fila de gente querendo meus favores. Comigo você ficará rico, terá poder....Desde que seu caráter seja meu."
Fausto:   “- Mas e Margarida? Não quero perdê-la, estamos noivos.”
Mefistófeles: “- Vou comprá-la agora!”
Mefistófeles encontrou Margarida e ofereceu tudo o que podia oferecer para assediá-la. Dela, porém, ele ouviu apenas uma palavra: “Não”. Derrotado, com o rabo entre as pernas , foi-se embora o Diabo.
( na mitologia germânica, “Margarida” é um dos nomes da “Alma”, assim como “Psiquê” em grego).






Nenhum comentário: