quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

a lua arta

Segundo o filósofo Heidegger, a essência da técnica é diminuir as distâncias. A técnica visa tornar perto o distante. A invenção do trem encurtou a distância entre as cidades. A invenção do avião diminuiu a distância entre os países. O telefone diminuiu a distância entre as pessoas. Heidegger não viu o surgimento da internet, mas certamente veria nesse fruto da técnica a mais evidente comprovação de suas teses.
Mas a distância vencida pela técnica é uma distância espacial separando lugares. A lógica da técnica é a da contiguidade espacial. Heidegger argumenta que nem todo vencer uma distância significa proximidade. A proximidade não é diminuição de distâncias, mas aproximação. Uma aproximação como exercício de proximidade nunca é totalmente vencer apenas uma distância física. Posso ir ao Louvre e ficar perto das mais emblemáticas obras de arte, porém em nada serei  afetado por elas se eu, antes, já não tiver me aproximado da arte, de sua questão e problema.É a proximidade com a liberdade de criação que me dará um gosto. Essa proximidade é uma aproximação que faço em relação à   minha própria sensibilidade. A diminuição das distâncias é feita pela técnica, ao passo que a proximidade somente pode ser feita por um ser que exista, que pense e que sinta.  A proximidade somente pode ser feita por nós mesmos.
Um telescópio diminui a distância entre a lua e nossos olhos, sem dúvida; porém um poema sobre a lua, ou mesmo uma música, pode nos fazer sentir mais vivamente o mistério da existência da lua, e dele nos colocar próximos, do que o mais potente telescópio é capaz de fazer. O poema não nos aproxima  da lua física , o poema  nos torna próximos de uma  lua inventada, mas que tanta realidade tem. O poema é o caminho através do qual avançamos para nos tornar  próximos do mistério da lua : para assim , quem sabe, nos tornarmos próximos do  mistério que somos nós mesmos para nós mesmos.E o bom é que vamos cantando...

 Essa proximidade assim nascida não é física. Ela é uma proximidade de sentido e afeto. A tecnologia diminui as distâncias, porém ela nada pode em termos de nos provocar a proximidade com as coisas inúteis e gratuitas, como é a lua que descobrimos existir também em nós : quanto mais próximos estamos dela, mais estamos de nós.








Nenhum comentário: