quarta-feira, 23 de dezembro de 2009



DIÁLOGO 6
( para o Antoninho, o "homem-aranha")

- Pai, por que a lua não cai?
- Porque a mão da natureza a segura.
- Natureza tem mão?
- É uma forma de falar, meu filho.
- Então a lua não cai porque a fala não deixa?
- Você vai entender quando crescer.
- Mas o senhor entende?
- Entende o quê?
- Porque a lua não cai.
- Eu só sei em parte.
- E quem sabe tudo?
- Só Deus, meu filho.
- Ele é professor?
- Quem?
- Deus.
- Não , meu filho. Ele é o Criador de tudo.
- E por que ele criou tudo?
- Porque ele quis, meu filho.
- É um brinquedo dele?
- O quê?
- A lua.
- Deus não brinca, meu filho.
- Ele é adulto?
- ...Você quer um sorvete?
- Pai, quem ensinou o primeiro passarinho a voar?
- Foram os anjos.
- Eu também queria aprender a voar. Mas o passarinho foge quando eu chego perto. E os morcegos?
- O que têm os morcegos?
- Foram os anjos que também ensinaram eles a voar?
- Também.
- Os morcegos eram do turno da noite?
- Você me sai com cada uma...
- E os aviões, foram os anjos também?
- Não, foram os homens que fizeram o avião voar.
- Mas homem não voa e nem é anjo!
- Meu filho, o anjo é você...rs...E as lições de matemática? Você fez o dever de casa de matemática? O que você está aprendendo?
- A contar...
- E você está aprendendo direitinho?
- Sim, pai. Mas fiquei com uma dúvida...
- Qual é a dúvida meu filho? Em matemática tudo tem resposta...
- Depois do 1 vem o 2, depois do 10 vem o 11...depois do 1.000 vem o 1.001...depois do 100.000 vem o 100.001...e o 100.002 e o 100.003...
- E daí?
- Se a gente continuar contando sem parar, quando a gente chega ao último número?
- Meu filho, não existe um último número!
- Mas se não existe um último, como pode existir um primeiro, um segundo, um terceiro...?
- ...
- Pai...
- Sim, meu filho...
- Existe algum exercício para continuar a ser criança?
- Meu filho, talvez o único exercício seja este: nunca se contentar com as respostas... Obrigado por me ensinar isso.
- Olha, pai! Um pardal chegou pertinho da gente...

Nenhum comentário: