sábado, 17 de julho de 2021

platão : os nove tipos de seres humanos

 

Platão ensina que existem   nove tipos de  seres humanos . Esses nove  tipos formam uma escala: do mais nobre ao mais vil. A nobreza, no caso, não era devido a títulos  ou  posses. Mas o que caracterizava essa nobreza?

Valendo-se de alegorias para se expressar ( pois as alegorias servem para tentar dizer o que não é apenas palavra), Platão dizia que o ser mais nobre é aquele que possui uma forma especial e rara de asas , asas que permitem elevar, para assim nos transportar  até o lugar   onde vivem as Ideias. Porém, não é a razão a dona dessas asas, a razão é apenas os “olhos que veem” as Ideias. Sozinha, entregue apenas às suas teorias e raciocínios, a razão não tem força para  nos elevar.

 As asas que conduzem  às Ideias pertencem a um “Daimon”: Eros, o Amor ( em grego, “eros” também significa “asas”). Somente consegue chegar bem perto das Ideias, e ficar face a face com elas, aquele em cujas costas não há peso e sim asas , como as asas do beija-flor que o põem diante de seu néctar. Enquanto Daimon ( isto é, ser que auxilia nas travessias ), Eros   é a  força  do Afeto transmutador . Assim, na escala proposta por Platão ,   mais nobre é o ser cujas asas têm força para conquistar proximidade com as Ideias. Quem vê de perto as Ideias, também as vive e sente: torna-se pensador.

Mas as asas de Eros não são como as de Ícaro, cujas asas eram artificiais e colocadas com engodo,  asas que fazem subir apenas para aumentarem o tamanho da queda. As asas de  Eros também não são como as dos pássaros, pois estes já nascem com asas. As asas de Eros eram como as da borboleta:  asas que nascem  de uma  metamorfose.

O segundo ser na  escala é o  que busca a justiça; o terceiro é aquele  que cuida da saúde do corpo; o quarto é o que tem engenho e arte... E assim segue Platão descrevendo e enumerando os tipos de seres humanos.

O penúltimo em tal escala ( o oitavo, portanto) é aquele que usa as palavras não para ensinar, mas para iludir e enganar, como os que hoje fabricam “fake news” . Por isso, quem assim procede está mais perto da vileza do que da nobreza. Segundo Platão, esse penúltimo na escala é  o ardiloso sofista .  Os sofistas  prometem asas, porém asas  artificiais como as de Ícaro.

E o último ser nessa escala, o ser humano mais vil, é aquele que possui a alma de tirano. Platão dizia que devemos manter o tirano longe   da educação dos jovens e mais distante ainda do governo da sociedade. O tirano recebe também outro nome:  “antifilósofo” . Todo tirano , ou antifilósofo,  é cego às ideias e cultua a ignorância e o ódio. O tirano não tem asas, o tirano é peso soturno que, chegando ao poder,ameaça  afundar a sociedade no abismo.

 

( segue uma sugestão de leitura)




A visão de Platão acerca dos sofistas é muito  crítica e redutora. Já Aristóteles vê alguma positividade na retórica  dos sofistas, embora também lhes faça duras críticas . A retórica é elevada a estilo filosófico apenas no período romano, em Cícero por exemplo. Em sua “reversão do platonismo”, Nietzsche exalta os sofistas, tidos como precursores, junto com Heráclito, de seu perspectivismo. Além disso, a retórica  sofística compreendia várias correntes: política, judiciária, literária, pedagógica.  Somente a primeira delas , a retórica política visando o poder, pode ser associada ao que hoje se chama “pós-verdade”.  Antes de tudo, os sofistas foram os primeiros grandes pensadores da linguagem. 

http://www.filosofianaescola.com.br/2012/01/linguagem-trecho-do-filme-waking-life.html



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