domingo, 23 de agosto de 2020

resistência aos carcarás...

 

Meu apartamento fica em andar bem alto, o que me permite observar os pássaros. Se eu não fosse filósofo, certamente teria estudado etologia, pois gosto e aprendo muito com os pássaros, às vezes mais do que em livros. Aqui perto apareceu um imenso carcará, ave predadora muito astuta. Por ser lento e pesado, o carcará caça de forma ardilosa: ele vasculha os terraços atrás de ninhos à vista. Os pombos inexperientes às vezes constroem ninhos em lugares desprotegidos, mesmo num terraço. O carcará sabe disso e não perdoa...Ele não faz isso por maldade, é sua natureza. Já vi várias vezes o carcará se aproximando sorrateiramente de ninhos. Os pombos veem e nada podem fazer: ficam de longe apenas olhando , conformados com o destino triste de suas crias, cujo ninho o carcará transforma  em túmulo. Ontem, porém, vi a seguinte cena: um casal de bem-te-vis fez ninho numa árvore bem alta, quase  em frente à minha janela. Todos os dias bem cedo, inclusive, quem me acorda é o canto do bem-te-vi. Adoro acordar assim, mas alguns vizinhos , todos bolsonaristas, já pensaram até em treinar tiro ao alvo com os bem-te-vis, incomodados com seu canto livre e sem dono. Por diversas vezes, já defendi esse casal de bem-te-vis diante dessa gente predadora. Pois bem , ontem vi a seguinte cena : o casal de bem-te-vis enfrentou o carcará e o pôs para correr! Notei que se juntaram aos bem-te-vis alguns pardais. O carcará parecia invencível, até encontrar a resistência desses meus amigos ( creio que já posso chamá-los assim...). No fim , parecia que os pombos agradeciam, enquanto o casal de bem-te-vis pousava em uma antena , com alguns pardais logo abaixo. Quando perceberam que o perigo já era passado, de alguma forma que a gente não entende eles se cumprimentaram, indo cada um de volta ao ninho para cuidar do futuro ainda no ovo.

 

( aproveito para recomendar novamente este livro. É uma apresentação do pensamento de Espinosa para crianças, e fala de um pardal que Espinosa achou ferido e cuidou. Espinosa deu o seguinte nome ao pardal: “O Rebelde”)




- um dos melhores livros sobre etologia:



- este livro mostra a presença da etologia no pensamento de Espinosa. Em espanhol, "bestias" significa "animais" ( no sentido da etologia) , e não "bestas": 




- A música "Carcará" foi lançada em 1965, na voz de Maria Bethânia ( à época com 18 anos!). Na música, o "carcará" representava os militares que deram o golpe (em 64)  e já começavam a espalhar o terror...



Nenhum comentário:

Postar um comentário