sexta-feira, 22 de novembro de 2024

O ovo da serpente...

 

O filme “O ovo da serpente”, de Bergman, mostra a ascensão do n4zismo na sociedade alemã. O nome do filme compara o surgimento do n4zif4scismo com o que fazem certas serpentes traiçoeiras e venenosas : a serpente escolhe um momento de distração da ave dona do ninho e coloca seu ovo entre os ovos já postos pela ave.

Metaforicamente, não é qualquer ninho que tem a possibilidade de chocar o ovo da b4rbárie. A serpente autoritári4 escolhe pôr seu “ovo” em ninhos onde já são chocados o “ovo da intolerânci4”, o “ovo do preconceito contra minorias”, o “ovo do f4n4tismo religioso”, o “ovo da desigualdade social” provocada pela perversidade financeira-capitalista  que leva milhões de excluídos a rejeitarem a política e esperarem por um “Messi4s”...

É em ninhos onde já existem tais ovos que a serpente n4zifascist4 aproveita para pôr dissimuladamente o seu ovo, que é então chocado por parte da sociedade incauta, ingenuamente crédula.

Quando a serpente nasce, a primeira coisa que faz é começar a devorar quem a fez surgir , inoculando seu veneno na sociedade onde encontrou condições para ser chocada. E tudo o que nos enfraquece enquanto sociedade democrátic4,  faz a serpente-f4scist4  crescer. 

 A serpente protof4scist4 que saiu do ovo em 2018 nos ameaçava não só com seu veneno, ela também agia usando constrição para nos provocar sufocamento . A ignorância, a idiotia , o preconceito...são alguns de seus venenos ( além do agrotóxico do agro-ogro ,  seu cúmplice ).

A serpente ainda tentava nos sufocar infiltrando milicos no Estado, aparelhando o Ministério Público e o Judiciário, cooptando a polícia e a PM, fortalecendo o poder das milíci4s, militariz4ndo as escolas e acumpliciando teológico-politicamente a Bíblia ao revólver ;a serpente também nos sufocava cultuando o obscurantismo negador da ciência, reduzindo o valor da vida a nada, para fazer da destruição e da m0rte a sua política de governo. A serpente-f4scist4 assim procedia para nos roubar o ar aos poucos, querendo paralisar em nós a capacidade de ação.

E sua última perversid4de foi tentar envenenar a democracia, nas pessoas do Lula, do Alkmin e do Alexandre de Moraes.

Unidos, somos maiores do que a goela covarde dessa serpente oca. Não devemos temê-la. O indiciamento da serpente é só o começo, mas já é um pouco de ar...

 

(Amigas e amigos, fiz esta postagem em 2018, logo após a vitória da serpente-f4scist4. O texto de agora possui alguns acréscimos/atualizações. A referência a Espinosa é nosso ar e antídoto ao veneno teológico-militar-político)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário