quinta-feira, 30 de março de 2023

presença e necessidade da filosofia

 

Quando alguém cobra dos políticos lisura  no trato com a coisa pública, este alguém está exigindo uma virtude ética: a honestidade. E Ética é uma disciplina da filosofia.

Quando alguém diz:  “O que esse cara fala não tem lógica! ”, quem assim critica  também está reconhecendo a importância da filosofia,  pois Lógica é uma disciplina filosófica.

Quando alguém ,sentindo, expressa: “ Essa música é bela !”, igualmente emprega um valor da filosofia  ,  uma vez que  o “belo” ( assim como o “cômico”, o “grotesco”, o “sublime”, etc)  é uma categoria da Estética, uma disciplina da filosofia.

Quando alguém fala : “Sou pragmático, odeio teorias”, este alguém também não escapa da filosofia , pois “Pragmatismo”  e “Utilitarismo” são   correntes da filosofia.

E mesmo quando alguém questiona : “para que estudar filosofia?”, este alguém também  está  a filosofar, dado que  questiona sobre a Teoria do Conhecimento ( ou Epistemologia), uma disciplina da filosofia.

E aqueles que precisam escrever Monografias, Dissertações de Mestrado ou Teses de Doutorado, mesmo que cursando “faculdades técnicas” , terão que estudar Metodologia Científica, uma disciplina filosófica.

Enfim, é impossível alguém existir  e não se colocar em algum momento questões  como: “O que é a vida ?”,  “O que é o tempo?”, “O que é a liberdade?”,  “O que é o amor?”, “Quem eu sou?...” Não apenas para  formular tais perguntas, mas também para vislumbrar respostas para elas, quem assim indaga igualmente  bate à porta da filosofia , mesmo que nunca tenha lido livros de filosofia,   pois essas são questões de uma disciplina da filosofia chamada “Metafísica”.

A filosofia não  está apenas nos  livros escritos pelos filósofos, ela se encontra    ainda mais   nas situações da vida que nos obrigam a pensar, já que  é impossível viver de forma digna e pensante sem se deparar com questões filosóficas. Cabe à escola e às faculdades, não importando de que curso seja,  despertarem o exercício  do pensar  , para que essa atividade vital não  atrofie por falta de uso.

As crianças são filósofas /questionadoras por natureza, a mesma natureza de que fala Espinosa. Infelizmente,   poderes  tolhedores  que cercam as crianças as afastam, com o tempo,  dessa natureza questionadora. 

Os tiranos de toda espécie   sempre temem o pensar, e fazem o máximo que podem para impedir que as pessoas, sobretudo os jovens, façam essa  descoberta do  pensar ,  ou se já o descobriram, não o exerçam . Não por acaso, Platão dizia que o tirano é o antifilósofo.

Pois exercer  o pensar é, antes de tudo,  aprender a governar a si mesmo , apesar das  “cicutas” , literais e simbólicas , com as quais  os obscurantistas tentam ameaçar aquilo que em nós é pensante.

Antes de estar nos livros, a filosofia está na vida, pois  pensar é uma exigência  da própria vida , e antídoto contra os inimigos da educação emancipadora  ( cuja  “cicuta” mais recente é  a tentativa de retirada da Filosofia, da Sociologia e das Artes do Ensino Médio).




 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário