quinta-feira, 24 de junho de 2021

o carcará e os bem-te-vis

 

Por morar num andar bem alto, de minha janela vejo o terraço da maioria dos prédios aqui do bairro. Um deles  sempre me chama a atenção:  além de  ser o prédio mais alto  , há sobre ele uma imensa antena.  Para os pássaros que voam nas alturas, essa antena é  um providencial descanso  entre um voo e outro.

Gaviões e carcarás  também costumam pousar  no alto dessa  antena , mas para fazê-la de  posto de observação e trono, lá de cima espreitando possíveis presas.Quando esses predadores se apoderam da antena, os pombos   ficam imobilizados pelo medo, pois sabem que  seus ninhos se tornam  alvo  do olhar mortífero desses devoradores do futuro  que mal saiu do ovo.

Perto de minha janela há uma árvore frondosa, ela foi  escolhida por um casal de bem-te-vis para ser sua casa. O bem-te-vi é o único passarinho que ousa enfrentar os predadores de ninhos. E hoje bem cedinho  vi esse  casal de bem-te-vis destronar  um soturno carcará aquartelado na antena . Sem medo, eles voaram  até lá , expulsaram a ameaça, libertaram  o lugar  e , colocando  a vida no ponto mais alto,  a plenos pulmões começaram a cantar: ”bem-te-vi!🎼

O canto dos bem-te-vis  trouxe paz aos ninhos e até inspirou os outros passarinhos a cantarem também na copa das árvores. Pois lá de cima, como se fosse música que a antena transmitisse, ecoava pelos ares  o canto libertário.

Esses bem-te-vis não fazem ideia do quanto me ensinaram  nesse  começo de  dia. Escrever esse pequeno texto foi a maneira que achei de fazer-me grato, além das frutas que coloquei  para eles  na janela😉.

 

 

“Sei falar a língua dos pássaros:

é só cantar.”(Manoel de Barros)




Nenhum comentário:

Postar um comentário