sábado, 9 de dezembro de 2017

gravitacionais e eletromagnéticos

Há duas forças fundamentais na natureza: a força da gravidade  e a força eletromagnética. Elas atuam em realidades diferentes, e diferem também quanto aos efeitos que produzem.
A força da gravidade atrai os corpos de grande , média ou pequena massa. Sob tal força, os corpos são compelidos a ficarem juntos, mas sem formar uma unidade consistente. É tal força também que suscita os choques.O mundo visível e sua ordem objetiva é um efeito de tal força. Ela governa as galáxias, as estrelas, os sóis, os planetas, as plantas, os animais, o ar, a água,a pedra, os ventos e as marés ...governa também tuas pernas ao andar, tua mão ao escrever, teu sangue a correr , teu pulmão a respirar. Essa força preside toda forma de movimento extensivo. Em tudo o que se move ela imprime seu decreto: de mim ninguém escapa, de mim ninguém é livre.
Já a força eletromagnética age em uma esfera de realidade sutil, imperceptível aos olhos costumeiros . Tudo o que ela une forma uma realidade que persevera, durando, vibrando. Toda força eletromagnética é o equilíbrio entre  uma força centrípeta, que mantém singularidades coabitando em um núcleo, e uma força centrífuga, que a tudo quer liberar e nomadizar.  É desse equilíbrio que nasce a consistência de uma forma de organização que não é instável ou estável, mas metaestável.
As forças gravitacionais criam contiguidades, as forças eletromagnéticas engendram vibrações, irradiações, que se parecem mais com um pulsar do que com o ir e vir das coisas no espaço.
Os corpos que atraem o interesse são forças gravitacionais, porém é eletromagneticamente que as ideias puxam para si a mente que as pensa, fazendo-a vibrar. Pois é isto o pensar: uma vibração eletromagnética, ora centrípeta, como na construção de ideias e sua composição, ora centrífuga, como fluxo heraclítico, dionisíaco. Dobra e fluxo.
Uma força gravitacional somente pode ser vencida por  outra força gravitacional de amplitude maior, ao passo que as eletromagnéticas são forças de atração e repulsão, de criação e de crítica, de sim e de não, de construção e destruição:  elas atraem o que fortalece e auxilia certa composição, porém elas também  repelem o que é destrutivo para a vida de certa composição. Vibrações se sentem.
As forças gravitacionais agem nos nossos órgãos, incluindo o cérebro. Contudo, é no pensamento e no afeto  que as forças eletromagnéticas atuam, ensejando um corpo vibratório, intenso, como potência magnética inexplicável pela lógica extensa dos órgãos.

As forças eletromagnéticas não agem apenas no plano microfísico. Seus efeitos no plano visível podem ser vistos onde existam  invenções, criações, paixões; bem como rupturas, revoluções, enfim,  voos que ousam desafiar toda forma de peso e gravidade. 


Nenhum comentário: