domingo, 8 de outubro de 2017

os nadifúndios do poeta




(trecho do livro)

Ao  contrário do latifúndio, que faz da improdutividade uma extensão sem fim ( extensão esta que é propriedade de uns poucos, ao preço de excluir muitos), o “nadifúndio” é a Terra dos que produzem , mesmo que excluídos, mesmo que explorados. Há latifúndios linguísticos aos quais o poeta invade com seus nadifúndios.
O nadifúndio é a Terra dos que produzem bens e valores que não se podem vender ou comprar no mercado. 
Nos nadifúndios  se plantam “rizomas”. Ao contrário da árvore (que se fixa ao solo  e cresce verticalmente ) , o rizoma é uma raiz que troca a profundidade do solo pela sua superfície sem fronteiras.
O rizoma é uma raiz que faz do deslimite o seu chão. As plantas rizomáticas crescem horizontalmente: suas raízes espalham-se em todas as direções possíveis, e só visam a verticalidade se for por intermédio de um muro que se quer ultrapassar, transpor. Impossível determinar  o número de raízes que servem de apoio ao movimento  de uma planta rizomática, visto que  suas raízes são múltiplas, incontáveis : brotam e nascem conforme as exigências de expansão da planta . As formações rizomáticas não possuem centro. Os rizomas são plantas sem “existidura de limite”. O substantivo é a árvore da linguagem, ao passo que os verbos são seus rizomas. 
 O saber que apreende os nadifúndios  constitui uma  poética da  ignorãça:
Não tive estudamento de tomos.
Só conheço as ciências que analfabetam.

Nenhum comentário: