domingo, 20 de agosto de 2017

a floresta-embrião

A pior fase da vida é a infância, não por algo que lhe seja intrínseco, e sim porque é nessa fase da vida que mais dependemos da qualidade dos adultos que nos cercam. 
Espinosa



Segundo o filósofo Leibniz, se pegarmos uma simples semente e a  plantarmos, dela nascerá uma árvore. Desta brotarão incontáveis frutos ,  e dentro de cada fruto haverá  uma semente  nova. Se plantarmos as sementes assim nascidas, delas nascerão novas árvores, com inúmeros   frutos ainda. Em cada novo fruto, uma nova semente estará. Ou seja, na simples semente está contida uma floresta inteira. Dentro da semente não está a floresta com suas árvores já prontas e individuadas, pois a floresta que existe dentro da semente é uma floresta em rascunho, uma floresta-embrião, que somente nasce se a semente for plantada em terra fértil. Essa virtual floresta existe não como quantidade determinada, mas como intensidade de uma vida que nasce de si mesma, plural. 
Tal como uma semente, assim é a alma de uma criança: sem o solo de uma  educação questionadora, livre   e plural, nada mais será o presente, este triste presente,  do que apequenamento do futuro.





Nenhum comentário: